Questões de Pedagogia do ano 2005

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Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. Os anos 90 foram marcados pela organização de diversas conferências internacionais na área da educação, das quais o Brasil participou como país-membro signatário. Esses eventos tiveram como objetivo firmar acordos e compromissos fundados nos direitos humanos, visando à superação das desigualdades sociais, visando à modernização e à democratização de diversas nações.

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. 90 No fim do século XX, o Brasil concretizou grandes avanços no delineamento de políticas educacionais e sociais, entre os quais, o lançamento do programa Por um Brasil Alfabetizado, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no país.

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. No período republicano brasileiro, com os avanços da medicina, crianças e adolescentes — negros e brancos — passaram a ser motivo de preocupação, desvelo e investimentos educacionais. A educação desses indivíduos voltava-se para o cultivo de bons hábitos propalados na Europa.

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Na época da escravidão no Brasil, as crianças e os adolescentes negros eram considerados sujeitos produtivos, realizavam tarefas semelhantes aos adultos e não sofriam nenhum tipo de violência ou castigo físico.

Julgue os itens a seguir, relativos a violência social, educação e escolarização. Desde a época colonial, a criança e o adolescente foram motivos de preocupação em relação à qualidade do ensino na sociedade brasileira.

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