Questões de Pedagogia do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2005

Julgue o item a seguir, quanto ao papel das relações pessoais na educação. A educação é um fenômeno histórico-social que perdura durante toda a existência do ser humano e concretiza-se mediante o estabelecimento das relações entre as pessoas e entre elas e as demais manifestações físicas, naturais, culturais, tecnológicas, entre outras.

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A escola, como instituição social, tem como primeiro objetivo, intervir efetivamente na promoção do desenvolvimento pessoal e na socialização de seus discentes. Após a concretização desse objetivo, deve voltar-se para os conteúdos necessários à formação intelectual.

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida. Desde o final da década de 90 do século XX, diversos estudiosos da educação têm alertado que tanto o ensino público quanto o privado têm perdido a qualidade. Um dos fatores que contribui sobremaneira para isso é a incapacidade de memorização dos estudantes, provocada pelo bombardeio de informações.

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. No Brasil, os sistemas educacional e cultural têm conseguido fortalecer a economia, fazendo-a caminhar para a autosuficiência.

A sociedade brasileira vive, a partir do final do século XX, um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, acompanhadas de grandes avanços na educação e na cultura, tais como a consolidação da LDB n.º 9.394/96, o Plano Decenal de Educação (1993-2003), os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Programa de Distribuição do Livro Didático. Julgue os seguintes itens, relativos à educação e às políticas sociais no Brasil contemporâneo. As políticas educacionais e sociais implantadas a partir dos anos 90 do século passado mostram que os problemas educacionais — entre os quais, baixo aproveitamento escolar, defasagem idade/série, altos índices de evasão e repetência vividos pela população brasileira — são reflexos do processo de concentração de renda e de elevados níveis de pobreza existentes no país.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis