Questões de Pedagogia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2004

#Questão 167734 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ABIN, Analista de Informações

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Objetivos instrucionais cognitivos enfatizam resultados de aprendizagem expressos em termos de interesses, atitudes, valores, disposições ou tendências emocionais. Um exemplo de objetivo de ensino desse domínio é tratar indistintamente bem pessoas com diferentes características individuais, em situação de atendimento ao público.

#Questão 167736 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ABIN, Analista de Informações

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

As taxonomias de objetivos educacionais (como as de Bloom e colaboradores) ou o sistema de classificação de resultados de aprendizagem (como o de Gagné) são ferramentas úteis que facilitam a elaboração de planos de ensino bem seqüenciados e a escolha de métodos e recursos de ensino adequados aos objetivos instrucionais.

#Questão 167739 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ABIN, Analista de Informações

O planejamento de condições de ensino deve ser realizado de modo a facilitar todas as fases do processo de aprendizagem. Para que isso ocorra, é preciso criar eventos instrucionais que estimulem cada etapa do processamento cognitivo de informações. A respeito da criação de condições de ensino (recursos e métodos), julgue os seguintes itens.

Segundo a abordagem instrucional, um plano de ensino adequado deverá incluir os seguintes eventos instrucionais: criar expectativas de sucesso ou de confirmação de desempenho, dirigir a atenção do aprendiz para os estímulos de ensino, informar os objetivos de ensino ao aprendiz, provocar a lembrança de conhecimentos pré-requisitos, apresentar materiais de estímulo, prover orientações de aprendizagem, ampliar o contexto da aprendizagem por meio de situações e novos exemplos, programar ocasiões de prática, provocar o desempenho descrito nos objetivos de ensino e prover retroalimentação para confirmar ou corrigir desempenhos dos aprendizes.

#Questão 167741 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ABIN, Analista de Informações

A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.

A efetividade do planejamento de ensino depende da articulação adequada de condições internas (características do aprendiz) e de condições externas à aprendizagem. Entre as condições externas criadas por treinamentos para facilitar e induzir a aprendizagem estão os métodos, as técnicas, as abordagens, as estratégias, os meios e os recursos de ensino.

#Questão 167744 - Pedagogia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2004, ABIN, Analista de Informações

A criação de condições propícias à aprendizagem compreende a escolha de modos de entrega da instrução, dos recursos ou meios de ensino, do planejamento e da aplicação de estratégias instrucionais adequadas à natureza dos objetivos de ensino. Acerca de recursos e métodos de ensino, julgue os itens a seguir.

A escolha dos meios instrucionais deve ser realizada de acordo com a natureza dos objetivos de ensino. Assim, objetivos que exigem a manipulação de objetos reais pelo aprendiz requerem que esses objetos façam parte dos meios de ensino e estejam incorporados às estratégias instrucionais. Quando isso não for possível, o planejador instrucional deverá buscar situações de simulação que aproximem o aprendiz tanto quanto possível da realidade com que ele terá que se defrontar durante e após a instrução.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis