Questões de Nutrição da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da FEPESE

Analise as afirmativas abaixo considerando as recomendações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020).
1. A suplementação de cálcio pode exercer um efeito importante na prevenção de hipertensão. Portanto, recomenda-se a suplementação diária de 600mg desse nutriente para pacientes hipertensos em estágio 2. 2. A dieta tipo DASH e semelhantes – aumento no consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes vermelhas – deve ser prescrita. 3. A restrição de cloreto de potássio a 2 g/dia deve ser a primeira linha de internação para indivíduos hipertensos. 4. O peso corporal deve ser controlado para a manutenção de IMC < 25 kg/m². 5. O efeito hipotensor relacionado à dieta DASH é atribuído principalmente aos seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo em relação à desnutrição infantil.
1. A crianças com kwashiorkor são muito magras, apresentam-se mais alertas do que apáticas, têm perda evidente de massa muscular, faces com aparência simiesca com desaparecimento da bola de Bichat e raramente apresentam hepatomegalia. 2. O marasmo acomete geralmente crianças acima dos 2 anos de idade que se apresentam com apatia/irritabilidade, com retardo de crescimento, perda de gordura subcutânea e muscular, edema depressível nas pernas e hepatomegalia. 3. Vários fatores estão ligados à gênese do edema na desnutrição grave na forma de kwashiorkor: falência na bomba de sódio e potássio; hipoalbuminemia; aumento da secreção do hormônio antidiurético; aumento das citocinas pró-inflamatórias e exacerbação do estresse oxidativo. 4. A desnutrição pode levar a alterações em diversos órgãos e sistemas. No sistema neurológico, por exemplo, pode levar à redução no número de neurônios, das sinapses, do tamanho do cérebro, da função global e motora, da memória, a arborizações dendríticas e à mielinização. 5. No sistema gastrointestinal, a desnutrição pode provocar alterações como: atrofia das vilosidades intestinais, hipoplasia de cripta, atrofia pancreática e infiltração gordurosa do fígado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo em relação à triagem e avaliação nutricional de idosos.
1. Para idosos hospitalizados ou institucionalizados, o MAN é a ferramenta mais indicada pela literatura, por sua excelente sensibilidade e especificidade. 2. O índice de massa corporal (IMC) é um parâmetro muito utilizado, principalmente para avaliação de idosos. Segundo a recomendação do protocolo do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), o ponto de corte é ? 22 kg/m² para baixo peso; > 22 e < 27 kg/m² para peso adequado; ? 27 kg/m² para excesso de peso. 3. A circunferência da panturrilha (CP, cm) é uma medida antropométrica muito utilizada para estimar a massa magra na população idosa. 4. As medidas de circunferência do braço (CB, cm), prega cutânea do tríceps (PCT, mm), circunferência muscular do braço (CMB, cm) não devem ser utilizadas em idosos, em decorrência da frouxidão tecidual. 5. A avaliação subjetiva global (ASG) é o instrumento de triagem nutricional mais utilizado em hospitais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo em relação à nutrição dos idosos, considerando as recomendações da Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento.
1. Com o processo de envelhecimento, o gasto energético de repouso (GER) está geralmente aumentado, além da ocorrência de resistência anabólica, principalmente devido à redução da massa magra e aumento da gordura corporal total. 2. A necessidade energética para indivíduos idosos deve ser de 30 a 35 Kcal por kg de peso corporal ao dia, entretanto, essa necessidade deve ser ajustada individualmente de acordo com o estado nutricional, nível de atividade física e a demanda metabólica relacionada à doença. 3. A necessidade proteica das pessoas idosas deve ser entre 0,8 e 1,2 g de proteína por kg de peso corporal por dia. Dietas com maiores quantidades de proteínas devem ser desestimuladas como forma de proteção do rim. 4. A recomendação de fibra dietética para os indivíduos idosos deve ser de 25 g ao dia, com o objetivo de manter um adequado funcionamento intestinal. 5. Em decorrência de uma prevalência crescente de doenças gastrintestinais, que são acompanhadas pela reduzida biodisponibilidade de nutrientes, os idosos podem apresentar maiores riscos de deficiências de vitamina B12, cálcio e ferro, e, nesse caso, deverão ter sua suplementação necessária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A estratégia de Saúde da Família reorganiza a Atenção Básica no país e um de seus objetivos é ampliar a resolutividade e o impacto na situação de saúde das pessoas.
A base da ESF é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família - eSF) composta por, no mínimo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis