Questões de Nutrição da EDUCA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da EDUCA

Sobre a conduta alimentar do paciente acometido da doença celíaca, analise os itens:

I. O essencial é evitar alimentos que contenham glúten: pães, biscoitos, macarrão, bolos e outros.

II. Reduzir o consumo de açúcares e laticínios, pois se tornam agressores.

III. Aumentar o fracionamento da dieta e consequentemente reduzir o volume.

IV. Aumentar o consumo de proteínas para a regeneração da mucosa intestinal.

V. Observar as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Estão CORRETAS:

Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:

Durante o período de amamentação costuma haver mudanças no apetite, na sede e nas preferências alimentares da mulher. Sobre a alimentação da nutriz, considere as seguintes afirmativas:

1. Para a produção de leite é necessária uma alimentação variada, porém sem a ingestão de calorias extras, uma vez que as mulheres armazenam durante a gravidez de 2 a 4 kg para serem usados na lactação.

2. A alimentação ideal de uma nutriz pode não ser acessível para mulheres de baixa renda, entretanto as mulheres produzem leite de boa qualidade mesmo consumindo dietas subótimas.

3. Mães vegetarianas podem amamentar seus filhos sem a preocupação com o risco de deficiências nutricionais para o bebê, pois na produção de leite são utilizados nutrientes armazenados no organismo materno.

4. Nutrizes devem evitar o consumo de leite e seus derivados, pois esses alimentos são a principal causa de alergias alimentares no bebê.

5. As nutrizes devem ingerir líquidos em quantidade suficiente para saciar a sede, porém, em excesso, os líquidos não aumentam a produção de leite, pelo contrário, podem diminuí-la.

Assinale a alternativa CORRETA:

Considerando os procedimentos para avaliação do perfil alimentar e nutricional para registro no SISVAN, numere os itens de cima de acordo com os de baixo.

1. Crianças

2. Adolescentes

3. Adultos

4. Gestantes

5. Idosos

( ) Avaliar os hábitos alimentares, a disponibilidade e variedade de alimentos na família e o recebimento de benefícios provenientes de programas de transferência de renda e outros tipos de auxílio (cesta básica, leite etc.).

 ( ) Considerar a perda da capacidade/autonomia para preparar os alimentos e para se alimentar.

( ) Identificar o estágio de maturação sexual por meio da avaliação do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.

( ) Avaliar resultados de exames clínicos e bioquímicos, incluindo hemoglobina sérica, para investigação de anemia ferropriva e a prescrição de suplementos.

( ) Avaliar a alimentação nos ambientes domicílio e escola e as possíveis influências nas suas escolhas alimentares.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração COREETA da coluna da direita, de cima para baixo.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) foi regulamentado como atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 080-P, de 16 de outubro de 1990, do Ministério da Saúde, e da Lei nº 8.080/1990, capítulo I, artigo 6º, inciso IV – Lei Orgânica da Saúde. Antes desse momento, existiam inúmeras experiências locais em diversas partes do país sem uma articulação estadual e nacional.

Sobre o SISVAN, considere as seguintes afirmativas:

1. As ações de VAN realizadas com os usuários do SUS incorporadas às rotinas de atendimento na rede básica de saúde não abrangem situações de risco.

2. O SISVAN é baseado na terceira diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

3. Devem-se associar os indicadores antropométricos a outros diagnósticos, como a vulnerabilidade social, etária e por morbidade.

4. Recomenda-se a ampliação da cobertura da vigilância alimentar e nutricional para todos os grupos populacionais.

Assinale a alternativa CORRETA.:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis