Questões de Nutrição da CEFETBAHIA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da CEFETBAHIA

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros e o consequente aumento da prevalência das doenças crônicas contribuem para maior uso de medicações de uso contínuo. Mesmo estando inserida no cotidiano dos profissionais de saúde a nível domiciliar, ambulatorial e hospitalar, a interação droga-nutriente é um assunto complexo, pouco estudado, cujas consequências, muitas vezes, passam despercebidas.

Sobre os mecanismos de interação droga-nutrientes, é correto afirmar que

A cirurgia bariátrica vem sendo utilizada como uma alternativa no tratamento da obesidade, devido à sua efetividade na perda rápida de peso e à melhora na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. No entanto, os pacientes operados podem desenvolver inúmeras complicações nutricionais e metabólicas, dentre elas as anemias.

Considerando as anemias consequentes à cirurgia bariátrica, sua etiologia, o diagnóstico e o tratamento, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A deficiência de vitamina B12 é um achado comum após o by-pass gástrico e está associada, principalmente, à exclusão do íleo (principal sítio absortivo dessa vitamina).

( ) A maior causa de anemia após cirurgia bariátrica é a deficiência de vitamina B12, provocada pela redução da produção do fator intrínseco em consequência da gastrectomia parcial.

( ) O ferro sérico, a ferritina sérica e a transferrina não são marcadores sensíveis, visto que podem apresentar níveis normais, enquanto o paciente encontra-se com ferropenia, mas ainda sem anemia.

( ) A deficiência de ácido fólico é menos comum do que a deficiência de ferro e vitamina B12, está associada principalmente à redução da ingestão alimentar, pode ser consequência da deficiência de vitamina B12 e é facilmente tratada com os suplementos orais disponíveis no mercado.

( ) Dentre as principais causas da anemia ferropriva após cirurgia bariátrica estão a redução da ingestão de ferro provocada pela intolerância alimentar e menor absorção de ferro em decorrência da reduzida secreção de ácido clorídrico e da exclusão do duodeno, principal sitio absortivo desse nutriente.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Apesar de não haver controvérsia sobre o fato de que balanço energético negativo, causado por redução na ingestão calórica, resulte em diminuição da massa corporal, há muita divergência sobre a melhor maneira de promover essa redução de consumo de calorias. São inúmeras as intervenções dietéticas disponíveis para o tratamento da obesidade.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Antropometria representa a medida das variações das dimensões físicas corporais. Por meio dos indicadores antropométricos, é possível estudar e acompanhar o processo de crescimento e desenvolvimento de acordo com a faixa etária e/ou sexo, avaliar a massa corporal total, a distribuição de gordura e a composição corporal, permitindo, assim, identificar indivíduos com problemas de saúde/nutricionais e em risco de doenças. Mesmo com todas essas vantagens, devemos considerar algumas situações em que os indicadores antropométricos tornam-se limitantes.

Sobre a antropometria, suas vantagens e desvantagens, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Necessita de profissionais treinados e instrumentos calibrados.

( ) Independe do estado de hidratação, ao contrário de outros métodos.

( ) Permite detectar alterações recentes na composição e distribuição corporal.

( ) Pontos de cortes e padrões de referência para a população brasileira são escassos, sendo comumente utilizados estudos populacionais americanos e europeus como base.

( ) Medidas isoladas, normalmente, não têm valor, são necessários índices (combinações de uma ou mais medidas associadas ao sexo e/ou idade) e indicadores para sua avaliação.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes.

Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.

( ) O uso do IG é controverso uma vez que nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.

( ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parabolizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.

( ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.

( ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis