Questões de Nutrição

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Na adolescência, a necessidade de ferro aumenta devido ao rápido crescimento e aumento da massa muscular; além disso, particularmente para o sexo feminino, há um aumento adicional com o evento da menarca, por causa da perda de ferro durante a menstruação. Assim, a ingestão dietética recomendada (RDA) de ferro para adolescentes do sexo feminino, não gestantes e não lactantes, com idade entre 14 e 18 anos é de:

Um dos recursos utilizados para avaliar se uma preparação culinária é bem aceita ou não é a análise sensorial. Sobre esse recurso, considere as afirmativas abaixo, avalie-as quanto à sua veracidade e assinale alternativa correta:

I. No teste de aceitação, o indivíduo indica a sua opinião utilizando uma escala hedônica, representada por expressões numéricas ou descrita por palavras como “gostei muitíssimo” a “desgostei muitíssimo” ou, ainda, representada por expressões faciais.

II. Em particular, quando a população alvo tem restrições para se expressar, como crianças e analfabetos, os testes devem ser estruturados e adaptados para garantir a confiabilidade das respostas.

III. Quando a utilização de alimentos é impraticável, uma opção, especialmente para crianças com idade superior a 4 anos, é a utilização da fotografia como recurso visual para avaliação das preferências alimentares.

As oficinas culinárias realizadas em atividades práticas de educação alimentar e nutricional permitem trazer para o dia a dia diferentes aspectos da promoção da alimentação saudável. No planejamento de tais oficinas, devem ser consideradas etapas, as quais estão listadas abaixo. Ordene-as de maneira crescente (a partir do número 1, que corresponde à primeira etapa) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Levantamento dos recursos humanos, financeiros, físicos e materiais necessários para sua execução.

( ) Aquisição dos gêneros alimentícios e pré-preparo dos mesmos.

( ) Definição das estratégias pedagógicas, dinâmicas de grupo, ambientação e tempo previsto para cada atividade.

( ) Definição do grupo de interesse, objetivos e temas da oficina.

( ) Seleção de receitas, textos, livros, vídeos, sites e elaboração de instrumentos de avaliação.

#Questão 596844 - Nutrição, Bioquímica, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Básica

Em um estabelecimento assistencial de saúde, são preparados, na unidade de alimentação e nutrição, três tipos de mingau — mingau de aveia, mingau de amido de milho e mingau de fubá — como parte do desjejum. Os alimentos são preparados com leite de vaca e têm consistência pastosa.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A consistência do mingau de amido de milho é resultado do fenômeno denominado dextrinização.

#Questão 596845 - Nutrição, Nutrientes, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Básica

Em um estabelecimento assistencial de saúde, são preparados, na unidade de alimentação e nutrição, três tipos de mingau — mingau de aveia, mingau de amido de milho e mingau de fubá — como parte do desjejum. Os alimentos são preparados com leite de vaca e têm consistência pastosa.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Como o milho utilizado na fabricação de farinhas apresenta baixa concentração proteica e maior teor de amido, o mingau de milho é deficiente em lisina e em triptofano.

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