Listagem de Questões de Nutrição
Considerando os processos patológicos nutricionais e a dietoterapia, julgue os itens abaixo.
Na dietoterapia aplicada aos casos de diabetes melito, é importante atentar para o índice glicêmico (IG) das preparações, de forma a não permitir que sejam feitas associações, em uma mesma refeição, de alimentos com alto IG. Por exemplo, o IG do arroz pastoso é maior que o do macarrão ao alho e óleo, que, por sua vez, é maior que o da mistura de arroz com feijão, sendo, portanto, essa última opção recomendável no caso em questão.
Na encefalopatia hepática, como uma das estratégias para atenuar as alterações comportamentais e neuromusculares típicas, recomenda-se o uso de alimentos mais ricos em tirosina, fenilalanina e triptofano, por serem aminoácidos de cadeia ramificada e não se comportarem como falsos neurotransmissores, como os aminoácidos aromáticos.
O uso de suplementos de cálcio pode ser indicado no tratamento ou prevenção da osteoporose. Suplementos à base de carbonato de cálcio tendem a ter efeito laxativo e, portanto, na vigência de seu uso, recomenda-se uma alimentação constipante.
A enteropatia sensível ao glúten é determinada por uma reação tóxica e imunológica à fração glutenina (fração solúvel do glúten). O tratamento dietético, nesse caso, inclui a exclusão de trigo, aveia, cevada e centeio, assim como de seus derivados.
O metabolismo energético e a função muscular alteram-se na vigência de desnutrição e imobilização, fato presente nas enfermarias hospitalares. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na reabilitação de desnutridos, o exercício físico promove aumento da concentração de proteínas musculares e da retenção nitrogenada como conseqüência das alterações metabólicas no turn over protéico da musculatura esquelética.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}