Questões de Não definido da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido da IBFC

#Questão 939048 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA/PRISIONAL/SOCIOEDUCATIVO: PROFESSOR PNS-P2 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

A formação do Sistema Solar foi resultado de um colapso entre grandes estrelas, o que gerou uma grande junção de energia. Essa energia, posteriormente, formou os componentes do sistema, como o Sol e demais planetas. A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Ao longo desses bilhões de anos, várias mutações aconteceram no planeta, muitas violentas, como os terremotos e maremotos, também conhecidos por abalos sísmicos.
( ) Os movimentos do planeta, como a rotação (ao redor do Sol) e a translação (em torno de si), possibilitaram uma forma esférica da Terra, que é achatada nos polos.
( ) Por dentro, nosso planeta tem uma estrutura feita em camadas, cada uma com várias características específicas. Pelos estudos realizados até hoje, podemos classificá-las, de forma geral, em três principais: crosta (oceânica e continental), manto (superior e inferior) e núcleo (interno e externo). Podemos comparar essa estrutura com a de um abacate: a casca da fruta sendo a crosta, a poupa sendo o manto, e o caroço sendo o núcleo.
( ) A superfície terrestre é a camada externa do planeta. Nela há o encontro de três camadas: a hidrosfera (o conjunto de águas), a biosfera (a vida, os biomas) e a litosfera (as rochas e os minerais).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 939051 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA/PRISIONAL/SOCIOEDUCATIVO: PROFESSOR PNS-P2 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Em um Projeto Interdisciplinar sobre as Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito do debate ambiental. Sobre seus objetivos de aprendizagem, analise as afirmativas abaixo.
I. Conhecer o conceito de desenvolvimento sustentável e relacionar com as ações que acontecem no contexto das escolas.
II. Promover nos estudantes o reconhecimento do papel de cada cidadão na melhoria da qualidade dos espaços de vivência e convivência.
III. Identificar as etapas necessárias para o planejamento de projetos com a temática apresentada.
IV. Aplicar e elaborar uma proposta de trabalho com a temática, considerando as metodologias ativas em suas estratégias.
V. Identificar as etapas necessárias para trabalhos interdisciplinares com o tema falta de energia.
Estão corretas as afirmativas: 

#Questão 939052 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA/PRISIONAL/SOCIOEDUCATIVO: PROFESSOR PNS-P2 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

O fluxo de matéria e/ou energia, o "caminho" percorrido pela matéria, também chamada de biomassa, ou pela energia ao longo de um ecossistema. Trata-se de um processo fundamental para ______ e a manutenção de um ecossistema, podendo ser representado como uma pirâmide chamada de pirâmide trófica ou pirâmide ecológica. A pirâmide ecológica é, portanto, um modelo didático usado na Ecologia para esquematizar o fluxo de matéria e energia presente em um ambiente, com base nas ______ ecológicas existentes entre os seres vivos que ali habitam.
Analise o trecho acima e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

#Questão 939053 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA/PRISIONAL/SOCIOEDUCATIVO: PROFESSOR PNS-P2 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Argumentar é uma das “várias” coisas que cientistas aprendem pela prática (de forma implícita), não como parte formal da formação de nível superior. Sobre as observações e dada a ideia de evidência, para escrevermos bons argumentos científicos precisamos ter alguns conhecimentos técnicos. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Observar e descrever fenômenos. II. Coletar dados a partir de experimentos. III. Identificar variáveis, dados e evidências, diferenciando um do outro. IV. Interpretar tabelas, gráficos, esquemas e resultados estatísticos. V. Analisar criticamente variáveis e dados coletados, comparando-os e associando-os com dados de outros trabalhos já existentes.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 939055 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA/PRISIONAL/SOCIOEDUCATIVO: PROFESSOR PNS-P2 – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Segundo a BNCC, a área de Ciências da Natureza deve garantir o desenvolvimento de oito competências específicas. Analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F), referente as oito competências especificas a área de Ciências da Natureza.
( ) “avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias”.
( ) “para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho”.
( ) “agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais”.
( ) “e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, tratando a disciplina de ciências como algo aplicável na sociedade”.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis