Questões de Não definido da IBFC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Não definido da IBFC

#Questão 939210 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“O sistema de produção escravista, implantado no Brasil pelos colonizadores portugueses, deixou marcas na sociedade brasileira. A abolição da escravatura em 1888 não significou a igualdade social. Os afrodescendentes nunca tiveram as mesmas condições que os descendentes europeus, embora se apregoe a existência de uma democracia racial no Brasil”
(KUPPER, 2014).
No que se refere a desigualdade étnica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Dados atuais indicam que as desigualdade nas condições de vida das diversas etnias no Brasil é evidente, apesar de estar ocorrendo uma melhora progressiva dessa situação. O cenário atual nos leva a questionar o mito da democracia racial e a fortalecer o pensamento decolonial.
( ) Os grupos de africanos trazidos para o Brasil eram de etnias e culturas diversas. Procediam de distintos lugares da África, situados em uma ampla área que se estendia do Golfo da Guiné até o Sudão, atingindo ainda a região do rio Congo e a costa do Oceano Índico.
( ) Os africanos contribuíram para a diversidade cultural do Brasil, ao estabelecerem desde sociedades baseadas na posse coletiva da terra até os tradicionais centros de comércio e metalurgia. É grande a influência na culinária, na dança, na manifestação religiosa e no vestuário.
( ) Para escapar do cativeiro e do trabalho forçado, as pessoas escravizadas lançavam mão de fugas, rebeliões, assassinatos de fazendeiros e redutos de refúgio, como os quilombos. Nesses locais abrigavam-se também indígenas e mestiços, compondo uma estrutura social multirracial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 939211 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

Indicadores tradicionais de monitoramento do mercado de trabalho desagregados por sexo revelam desigualdades expressivas entre homens e mulheres. A taxa de participação (Conjunto Mínimo de Indicadores de Gênero), que tem como objetivo medir a parcela da população em idade de trabalhar na qual está na força de trabalho, ou seja, trabalhando ou procurando trabalho e disponível para trabalhar, aponta a maior dificuldade de inserção das mulheres no mercado de trabalho
(adaptado de IBGE, 2018).
Assinale a alternativa que não faz referência aos motivos que fazem com que a mulheres tenham maiores dificuldades de se inserir no mercado de trabalho em relação aos homens.

#Questão 939212 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“Segundo o último anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil apresentou, em 2021, queda de 6% nas mortes violentas, uma tendência observada desde 2018. A região Norte, porém, foi a única em que o índice cresceu – um aumento de 9%, atingindo taxa de 33,3 casos para cada 100 mil habitantes, contra 22,3 no país como um todo”
(FOLHA DE SÃO PAULO, 2023).
Assinale a alternativa que apresenta a causa que justifica esse aumento no número de mortes violentas na Região Norte.

#Questão 939213 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“O Patrimônio é tudo o que nos é transmitido como uma herança. O Patrimônio Cultural remete à riqueza simbólica e tecnológica desenvolvida pelos grupos humanos que nos antecederam. Trata-se de um conjunto de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, que conferem os traços de sua identidade.” [...]. Segundo o artigo 216.º da Constituição, o patrimônio cultural representa os bens: […]de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
(FEMCULTURA, 2021).
A respeito de patrimônios culturais mundiais do Brasil e os locais onde se localizam, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 939214 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROFESSOR-PNS-P2 – CIÊNCIAS HUMANAS (6º AO 9º ANO E/OU ENSINO MÉDIO)

“O ribeirinho da Amazônia, o sertanejo da “civilização do gado” na caatinga (expressão de Gilberto Freyre) e o “bandeirante decaído” do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e adjacências (segundo Sérgio Buarque de Holanda), se obtinham algum excedente de produção, era sempre muito modesto. Quando essas populações são tocadas pela urbanização e pelos produtos e serviços que ela oferece, muitas vezes o equilíbrio precário em que vivem se deteriora. O desejo de adquirir utensílios de metal (mais tarde plástico), assim como outros produtos e serviços triviais, como transporte automotivo (em trens, ônibus ou barcos) e atendimento médico, por exemplo, exige que elas obtenham uma renda extra. Muitas vezes, a economia necessária para isso coloca essas populações em condições ainda mais frágeis de subsistência”
(DIMENSTEIN; RODRIGUES; GIANSANTI, 2012).
Assinale a alternativa que apresenta uma consequência do processo descrito no excerto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis