Segurança e Saúde no Trabalho Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego NR 10 - Norma Regulamentadora nº 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Ano: 2025
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Julgue as afirmativas a seguir com base nas recomendações da Norma NR-10, do Ministério do Trabalho e Emprego.

I. A desenergização elétrica do circuito onde será executada a tarefa não é uma medida de proteção coletiva estabelecida na NR-10.
II. O uso de adornos pessoais (anéis, relógios, etc.) não é proibido pela NR-10 nos trabalhos em instalações elétricas.
III. Uma instalação só será considerada desenergizada para liberar para execução de uma tarefa se forem executados os procedimentos na sequência a seguir: seccionamento, impedimento de reenergização, constatação de ausência de tensão, instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores do circuito e a instalação de sinalização de impedimento de reenergização.

É...
Segurança e Saúde no Trabalho Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Segundo a NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, a todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra:
Segurança e Saúde no Trabalho Fundamentos da Saúde Ocupacional Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Os agravos à saúde relacionados ao trabalho são condições que podem ser desencadeadas ou agravadas pelas atividades laborais, exigindo notificação e manejo adequado pelos serviços de saúde.


Considerando os protocolos do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho, é correto afirmar que:

Segurança e Saúde no Trabalho Toxicologia
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um engenheiro de segurança do trabalho está avaliando os riscos de exposição a dois solventes industriais, A e B, usados em uma fábrica. As DL50 desses solventes por inalação em seres humanos foram estimadas em:
• solvente A: 400 mg/m3;
• solvente B: 500 mg/m3.
Durante uma jornada de trabalho de 8 horas, um operador está exposto a uma mistura contendo 100 mg/m3 de A e 300 mg/m3 de B.
Considerando que os efeitos tóxicos dessas substâncias são aditivos, o percentual da DL50 atingido ao final do expediente é:
Segurança e Saúde no Trabalho Toxicologia
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Os eventos relacionados à intoxicação, desde a exposição às substâncias químicas até o surgimento dos sintomas, são divididos em algumas fases.
A fase que compreende a interação entre as moléculas das substâncias químicas e os locais de ação, específicos ou não, dos órgãos, podendo provocar desde leves sintomas até a morte, é conhecida como:
Segurança e Saúde no Trabalho Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A pirâmide a seguir apresenta, esquematicamente, a hierarquia da aplicação de medidas de tratamento de riscos em segurança do trabalho.

...
Segurança e Saúde no Trabalho Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego NR 5 - Norma Regulamentadora nº 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um supermercado, que emprega 60 trabalhadores, deve formar sua Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA).
Nessa CIPA, o número total de membros, incluindo todos os representantes da organização e dos trabalhadores, deve ser de:
Segurança e Saúde no Trabalho Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego Toxicologia
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A realização de atividades em postos de serviços revendedores de combustíveis automotivos requer alguns cuidados, sobretudo devido à possível exposição ao benzeno.
Nesse caso, os trabalhadores expostos a essa substância devem realizar, independentemente de outros exames previstos no PCMSO:
Segurança e Saúde no Trabalho Fundamentos da Saúde Ocupacional Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Ao consultar a Lista Nacional de Agentes Cancerígenos Para Humanos (LINACH), estabelecida pela portaria MS/MPS/MTE nº 9/2014, um engenheiro identificou que esses agentes podem ser classificados em três grupos: “carcinogênicos”, “provavelmente carcinogênicos” e “possivelmente carcinogênicos”.
Esses três grupos são indicados, respectivamente, pelas siglas:
Segurança e Saúde no Trabalho Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho
Ano: 2025
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um empregado encontrou na mesa de um colega um relatório de avaliação de riscos ocupacionais cujo parâmetro utilizado para medir o risco foi o “AREN”.
Neste sentido, o empregado identificou que o risco avaliado foi o de exposição a: