Questões de Segurança e Saúde no Trabalho

Analise os conceitos dos termos abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

    A)

    Taxa de Frequência: Número de acidentes com afastamento vezes um milhão e dividido pelo total das Horas-Homem Trabalhadas do ano.



    B)

    Taxa de Gravidade: Número de acidentes sem afastamento dividido pelo número de acidentes com afastamento vezes 100.



    C)

    Os Quadros III, IV, V e VI da NR 04, devem ser entregues até o dia 31/01 do ano subsequente ao ano de exercício, na Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho do órgão regional do MTb.



    D)

    Taxa de Gravidade: Corresponde a divisão dos Dias/ Homens Perdidos pelo número de acidentes com afastamento.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa correta:

    A)

    O termo “Acuidade Visual” corresponde à medida da habilidade do olho humano para discernir detalhes com a sua visão.



    B)

    Luz: é uma pequena parte da energia radiante, percebida pelo olho humano, sendo que esta radiação visível se situa no espectro entre 0,38 a 0,78 γ.



    C)

    Ondas eletromagnéticas, não necessitam do meio para sua transmissão, elas passam através de sólidos, líquidos ou gases, mas se propagam com menor eficiência no vácuo, onde não há nada para refletir e refratar a sua energia.



    D)

    A intensidade luminosa que incide sobre uma superfície é obtida pela unidade de medida (Cd/m³).



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O espectro sonoro é a faixa de frequências em que existem ondas sonoras, sejam elas audíveis ou não. De maneira geral, alguns sons são considerados inaudíveis, (ex. infrassons e ultrassons) por estarem situados fora de um espectro dentro do qual são chamados de sons audíveis. De acordo com a citação acima, assinale a alternativa correta, no que diz respeito à quais limites de Frequência (Hz) estariam localizados os sons inaudíveis pelo homem:
    A)

    Acima de 20.000 dB(a) e abaixo de 20 dB(a).



    B)

    Abaixo de 20 (Hz) e acima de 20.000 (Hz).



    C)

    Abaixo de 20 Watts e acima de 20.000 Watts.



    D)

    Acima de 20 (Hz) e abaixo de 20.000 (Hz).



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para fins de medidas de prevenção, assinale a alternativa INCORRETA quanto à Norma Regulamentadora - n° 09 (NR-09) - Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais a Agentes Físicos, Químicos e Biológicos:

    A)

    Como nível de ação para o agente físico ruído, a metade da dose.



    B)

    Na ausência de limites de tolerância previstos na NR-15 e seus anexos, devem ser utilizados como referência para a adoção de medidas de prevenção aqueles previstos pela National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH.



    C)

    Considera-se nível de ação, o valor acima do qual devem ser implementadas ações de controle sistemático de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições ocupacionais ultrapassem os limites de exposição.



    D)

    Como nível de ação para agentes químicos, a metade dos limites de tolerância.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para os fins de aplicação Norma Regulamentadora – NR 07, a mesma estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Assinale a alternativa correta quanto as atribuições que compete ao empregador frente a correta gestão do PCMSO:

    A)

    A garantia e a elaboração do PCMSO, bem como sua efetiva implementação é de responsabilidade do Médico elaborador o qual, também tem a responsabilidade por zelar pela sua eficácia.



    B)

    Indicar, dentre o(s) médico(s) do(s) Serviço(s) Especializado(s) em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO, bem como um coordenador dentre os trabalhadores da empresa.



    C)

    Custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO, com exceção dos exames complementares que eventualmente possam não estar listados no Quadro 02 da NR-07.



    D)

    No caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para os fins de aplicação da Norma Regulamentadora – NR - 06, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Assinale a alternativa INCORRETA quanto às atribuições que cabe ao empregador quanto ao EPIs:

    A)

    Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.



    B)

    Fornecer Equipamentos de Proteção Individual somente com C.A. Certificado de Admissão do EPI autorizado pelo SESMT da Empresa, devidamente registrado junto ao MTE.



    C)

    Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação dos EPIs fornecidos.



    D)

    Fornecer ao trabalhador somente EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma atribuição da Comissão Interna de prevenção de Acidentes – CIPA:

    A)

    Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.



    B)

    Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho.



    C)

    Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver.



    D)

    Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva, porém, sem a necessidade do acompanhamento na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Em relação ao termo Gerenciamento de Riscos, assinale a alternativa correta:

    A)

    Risco = Frequência x Consequência.



    B)

    Risco = Toxicidade x Dose.



    C)

    Risco = Toxicidade/Dose.



    D)

    Risco = Perigo/Medidas de Segurança.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um Instrumento de Avaliação que deve ser utilizado para monitoramento da presença de riscos químicos em um ambiente de trabalho:

    A)

    Monitores passivos para Vapores orgânicos.



    B)

    Acelerômetros moleculares.



    C)

    Amostradores para Poeiras Inaláveis.



    D)

    Tubos Colorimétricos.



Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

De acordo com as definições constantes na NR 20 – Segurança e Saúde com Combustíveis e Inflamáveis, assinale a alternativa INCORRETA:

    A)

    Líquidos combustíveis: são líquidos com ponto de fulgor > 60°C (sessenta graus Celsius) e inferior ou igual a 93oC (noventa e três graus Celsius).



    B)

    Líquidos inflamáveis: são líquidos que possuem ponto de fulgor acima de 90°C (noventa graus Celsius).



    C)

    Líquidos que possuem ponto de fulgor superior a 60°C (sessenta graus Celsius), quando armazenados e transferidos aquecidos a temperaturas iguais ou superiores ao seu ponto de fulgor, se equiparam aos líquidos inflamáveis.



    D)

    Gases inflamáveis: são gases que inflamam com o ar a 20°C (vinte graus Celsius) e a uma pressão padrão de 101,3 kPa (cento e um vírgula três quilopascal).



Clique em uma opção abaixo para responder a questão: