Questões de Não definido da IBFC

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Listagem de Questões de Não definido da IBFC

#Questão 939225 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto II

[...] o estudo de gramática não é um caminho conveniente para desenvolver o desempenho na leitura e na escrita (muito menos na fala). Outra coisa que a gramática não deveria ser é um instrumento de ensino normativo. Aqui, sua ação tem sido mais que inútil, tem sido desastrosa.

O grande perigo é transformar a gramática – uma disciplina já em si um tanto difícil – em uma doutrina absolutista, dirigida mais ou menos exclusivamente à “correção” de pretensas impropriedades linguísticas dos alunos. A cada passo, o aluno que procura escrever encontra essa arma apontada contra sua cabeça: “Não é assim que se escreve (ou se fala)”, “Isso não é português” e assim por diante.

(PERINI, Mario A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ed. Ática, 2003. p.33)


Considere o Texto II para responder à questão.

O autor apresenta reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa e considera que:

#Questão 939226 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Considere o Texto I para responder à questão
A dêixis é um fenômeno típico da linguagem humana e, no poema acima, pode ser ilustrada por meio do emprego do:


#Questão 939227 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto I

Pense em quantos anos foram necessários para chegarmos a este ano

quantas cidades para chegar a esta cidade

e quantas mães, todas mortas, até tua mãe

quantas línguas até que a língua fosse esta

e quantos verões até precisamente este verão

este em que nos encontramos neste sítio exato


à beira de um mar rigorosamente igual

a única coisa que não muda porque muda sempre

quantas tardes e praias vazias foram necessárias

para chegarmos ao vazio

desta praia nesta tarde

quantas palavras até esta palavra, esta

(MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras. 2015. P.70)



Considere o Texto I para responder à questão

A repetição é, comumente, apresentada como um item estigmatizado na construção do texto. No entanto, ela pode ser uma marca de sua concentração temática. No poema de Ana Martins Marques, assinale a alternativa que apresenta o efeito que a repetição cumpre.

#Questão 939228 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – LÍNGUA PORTUGUESA

Texto I

Pense em quantos anos foram necessários para chegarmos a este ano

quantas cidades para chegar a esta cidade

e quantas mães, todas mortas, até tua mãe

quantas línguas até que a língua fosse esta

e quantos verões até precisamente este verão

este em que nos encontramos neste sítio exato


à beira de um mar rigorosamente igual

a única coisa que não muda porque muda sempre

quantas tardes e praias vazias foram necessárias

para chegarmos ao vazio

desta praia nesta tarde

quantas palavras até esta palavra, esta

(MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras. 2015. P.70)



Considere o Texto I para responder à questão.

A partir da leitura atenta do texto, nota-se que o eu poético, por meio de uma estrutura paralelística, convoca o leitor a refletir acerca da tensão entre:

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Em relação a definição de elemento de urbanização, assinale a alternativa correta.

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