Questões de Não definido da IBFC

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Listagem de Questões de Não definido da IBFC

#Questão 939018 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 – LÍNGUA ESPANHOLA

Em relação às regras de acentuação em espanhol, analise as afirmativas abaixo.
I. As palavras “recomiéndasela, permítaselo e cómpratela” recebem acento porque são sobresdrújulas.
II. Na sentença “Quiero que me dé más tiempo para analizar su pedido, por favor.” A palavra “” deve ser acentuada porque se trata da conjugação do verbo “dar” para diferenciar da preposição “de”.
III. Na sentença “Él muchacho se cayó” a palavra “él” está corretamente acentuada porque se trata de um pronome.
IV. A palavra “cárcel” é acentuada porque é llana (paroxítona) e termina em vogal.
Estão corretas as afirmativas:

#Questão 939019 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 - LIBRAS

Santiago (2013) afirma que na perspectiva enunciativo-discursiva, há sinais que assumem vários significados, apesar de apresentarem uma forma única. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A polissemia, entendendo a língua como sistema abstrato, interfere a um signo um universo de possibilidades e significação.
( ) A pragmática e a fonologia interferem na forma da língua, por isso os estudos pragmáticos visa descodificar o sistema da língua em seu uso.
(  ) O campo da significação está inteiramente relacionado com o universo do sentido.
( ) A língua possui um caráter de novidade a cada enunciado, em cada situação,
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

#Questão 939020 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 - LIBRAS

Quadros (1997) afirma que, nas línguas de sinais, para referentes não-presentes, são estabelecidos pontos específicos (locais) no espaço de sinalização e que vários são os mecanismos utilizados referentes no espaço. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Fazer o sinal em uma localização particular (se a forma do sinal permitir).
( ) Apontar um substantivo em uma localização particular.
( ) Direcionar a cabeça e os olhos (e talvez o corpo) em direção a uma localização particular fazendo o sinal de um substantivo ou apontando para o substantivo.
( ) Usar o pronome depois de um sinal para um referente.
Assinale a alternativa que apresenta sequência correta de cima para baixo.

#Questão 939021 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 - LIBRAS

Na figura abaixo representada pelo sinal de “ajudar” em Libras o exemplo ilustra a diferença marcada entre o sentido em (1) “eu ajudo X” e em (2) “X ajuda a mim”.
Imagem associada para resolução da questão
CAPOVILA, F.C.; RAPHAEL, W.D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilingue da Língua de Sinais Brasileira. Volume I; Sinais de A e L (vol 1, pp. 1-834). São Paulo, SP; EDUSP, FAPESP, Fundação Vitae, Feneis, Brasil Telecom, 2001a.
Com base nessa premissa, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Vários outros verbos fazem a flexão verbal dependendo da orientação da palam da mão.
( ) Esse parâmetro não serve apenas para marcar a flexão do verbo, mas também para a marcação, por exemplo, de negativas como em “querer” e “ não querer”.
( ) Esse sinal serve apenas para marcar a flexão do verbo.
( ) Os sinais não podem ser sinalizados apenas com uma das mãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

#Questão 939022 - Não definido, , IBFC, 2023, SEE-AC, PROFESSOR-PNS-P2 - LIBRAS

De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta.

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