Listagem de Questões de Música
Recursos tecnológicos como gravadores, Samplers e sintetizadores, têm sido amplamente utilizados na música contemporânea, propondo novas formas de criação.
O desenvolvimento técnico-industrial do pós-guerra favoreceu o surgimento de dois tipos de música em que a produção de ruídos é feita por meio de máquinas sonoras. Essas novas tendências são denominadas:
concreta e aleatória
concreta e eletrônica
eletrônica e dodecafônica
expressionista e de vanguarda
Segundo Ana Mae Barbosa, o ensino pós-moderno de arte caracteriza-se pelo posicionamento teórico- metodológico conhecido como Proposta Triangular, que tem por base a inter-relação entre:
a observação da forma, a estética e a crítica musical
as artes cênicas, a educação musical e as artes plásticas
o fazer artístico, a observação da forma e a percepção do cotidiano
a compreensão da história da arte, o fazer artístico e a análise da obra de arte
"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".
Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:
ignorar os ruídos
apreciar a música
refocalizar o ouvido
perceber os sons musicais
"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro.
Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:
os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos
as produções artístico–musicais dos alunos no encerramento das atividades
as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno
as experiências socioculturais vividas pelos alunos
Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno.
Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:
a prática de manuseio e seleção dos instrumentos musicais
a vivência da experiência estética na linguagem musical
o aprendizado da notação e registro da música
a elaboração de arranjos musicais
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}