Listagem de Questões de Música
"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira".
"Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua".
As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:
Sá Pereira e Villa-Lobos
Villa-Lobos e Koellreutter
Koellreutter e Cacilda Borges
Gazzi de Sá e Liddy Chiaffarelli
A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:
compor a partir dos padrões estéticos da música erudita
reconhecer e interpretar os estilos musicais do Brasil e do Mundo
interpretar com autonomia, dominando as técnicas vocal e instrumental
criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros
O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN–Música um dos seguintes conteúdos:
reflexões sobre a origem, transformações e características de diferentes estilos da música brasileira
discussões sobre músicas próprias e/ou de seu grupo sociocultural, observando semelhanças e diferenças
manifestações pessoais de idéias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginário em momentos de fruição
arranjos, acompanhamentos e interpretações de músicas das culturas populares brasileiras, fazendo uso dos elementos que as caracterizam
"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais".
José Antonio Marina
Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:
a aquisição de conteúdos
o desenvolvimento da técnica
a construção do conhecimento
a aplicação de uma metodologia
"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica".
PCN - Música
Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:
criação musical a partir de diferentes ambiências
elaboração de grafias musicais não convencionais
improvisação com uso de diversos materiais sonoros
composições que utilizam os sistemas modal ou tonal
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}