Listagem de Questões de Música
Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos:
acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.
acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.
acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.
Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:
o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).
o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).
o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).
o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).
As propostas de S. Suzuki têm sido muito difundidas no mundo todo por sua abordagem no ensino de música, e também poderiam ser aplicadas no ensino fundamental brasileiro com adaptações específicas. Podem ser consideradas características fundamentais deste método:
ensino vocal, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumentos de cordas, criação musical, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação dos talentosos.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, prática antes da teoria, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
ensino de instrumento, repetição e imitação de modelos, teoria antes da prática, participação em conjuntos musicais, educação do talento.
A música popular é um componente curricular que pode ser adotado pelo professor do ensino fundamental. A escrita musical para esta música se vale de cifras, que sintetizam acordes diversos. A Figura 3, a seguir, apresenta cinco cifras. Escolha a alternativa que apresenta os acordes correspondentes à seqüência das cifras na ordem em que estão apresentadas.
O repertório a ser desenvolvido pelo professor de música do ensino fundamental deveria ser eclético o suficiente para propiciar experiências diversas aos estudantes. Música de diferentes épocas e autores contribuem para uma visão mais ampla do fazer musical. A Figura 2, a seguir, apresenta um trecho musical de uma obra muito conhecida. Escolha a alternativa que descreve corretamente esta obra.
é uma obra do período romântico, escrita para orquestra de sopros, o autor é J. S. Bach, a tonalidade inicial é mi menor, e esta linha melódica é executada por flautas.
é uma obra do período clássico, escrita para orquestra de cordas, o autor é W. A. Mozart, a tonalidade inicial é ré maior, e esta linha melódica é executada por violinos.
é uma obra do período moderno, escrita para orquestra de cordas, o autor é K. Penderecky, não possui tonalidade, e esta linha melódica é executada por violinos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}