Listagem de Questões de Música
Servindo de base para a construção de acordes, improvisações e composições, a escala Blues, de procedência americana e de origem vocal, é freqüentemente usada nas músicas de jazz, rock, bossa nova, blues e soul. Com a bemolização de certas notas, as blue notes, essa escala apresenta a seguinte forma:
As manifestações culturais que têm como característica o estilo responsorial do canto são:
Maracatu e Bumba-meu-Boi
Fandango e Catira
Pastoril e Ciranda
Coco e Reisado
Na atualidade é visível o corte entre dois tipos de música, os quais apresentam características que vão em direções opostas, relacionadas ao pulso rítmico e à escuta linear que, respectivamente, são:
popular de mercado e de concerto contemporânea
popular brasileira e popular internacional
instrumental e para vozes corais
percussiva e instrumental
A teoria antropofágica da Semana de 22 propunha uma mudança na arte brasileira. Na Música Popular, esta idéia modernista, que se escorava no Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade, aconteceu em 1968, através do Tropicalismo, movimento estético-musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Uma das idéias do Tropicalismo foi o:
protesto contra a dominação da tendência hegemônica na MPB
B) rompimento com a cultura erudita e popular nacional
conformismo frente à invasão estrangeira na MPB
idealismo em relação às músicas do passado
Dentre as muitas tendências em que se dividem as criações artístico-musicais do século XX, destacase o dodecafonismo. O sistema serial criado por Schoenberg, um dos mais significativos compositores desse período, está fundamentado na aplicação dos 12 sons da escala cromática e permite ao compositor criar múltiplas variações combinatórias. Essa tendência apresenta as seguintes características:
a repetição linear / a hierarquização intervalar / a combinação sistemática das 12 notas
o uso constante da inversão retrograda da série / a liberdade de escolha / a negação da tônica
a negação da escala diatônica / a liberdade de escolha / afastamento de hierarquias intervalares
o uso de intervalos estruturadores da ordem tonal / a atonalidade / a previsibilidade da resolução harmônica
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}