Questões de Medicina da UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UERJ

Mulher de 65 anos, IMC de 30kg/m2, em investigação diagnóstica de mal-estar e edema de membro inferior direito, recebeu o diagnóstico de trombose venosa profunda há alguns dias. Inicia uso de 40mg de atorvastatina e 10mg de varfarina. Após cinco dias, apresentou dor, vermelhidão e edema em região da mama esquerda, com bordas bem definidas e aparecimento de petéquias, bolhas purpúricas e necrose na sua parte central, com piora progressiva em algumas horas. Os exames laboratoriais de antes do início do anticoagulante mostram tempo de pró-trombina, tempo de tromboplastina e plaquetas normais e redução dos níveis da proteína C. Em relação a essa complicação, é correto afirmar que a: 

#Questão 1037947 - Medicina, Hematologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Plantão Geral

Mulher de 68 anos possui histórico de emagrecimento, queda do estado geral e dor lombar progressiva há cinco meses. Posteriormente, apresentou alteração do nível de consciência, dor abdominal, náuseas e vômitos. Os exames laboratoriais mostram: hemoglobina = 9g/dL; leucócitos = 9.000/mm3; ureia = 55mg/dL; creatinina = 1,4mg/dL; cálcio = 11,5mg/dL; fósforo = 5,5mg/dL; proteína total = 7g/dL; globulina = 3g/dL; gama-GT = 45U/L; e fosfatase alcalina = 1.000U/L. A TC mostra lesões mistas (líticas e blásticas) nas vértebras toracolombares, sem fraturas patológicas. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica, deve-se realizar: 

Mulher de 45 anos, com trombofilia primária por anticorpo antifosfolipídio (TVP e embolia pulmonar prévios), em anticoagulação oral, usando varfarina 10mg há vários anos, com bom controle clínico, nega outras comorbidades. Nas últimas 48 horas, iniciou gengivorragia e leve epistaxe. Está em estabilidade hemodinâmica e os exames laboratoriais mostram: tempo de pró-trombina de 58 segundos; controle de 11,3 segundos; INR de 5,5; plaquetas e PTT dentro dos valores da normalidade. Nesse caso, a melhor opção terapêutica é: 

#Questão 1038165 - Medicina, Urologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Urologia

Em crianças com síndrome de Prune-Belly, a comorbidade mais frequente é a: 

#Questão 1038167 - Medicina, Urologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Urologia

Em relação à semiologia do trato urinário, é correto afirmar que o(a):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis