Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

#Questão 231686 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Para a saúde pública, é de suma importância determinar o número de indivíduos doentes que correspondem à real prevalência da DPOC na comunidade. O diagnóstico dessa doença deve ser considerado para qualquer indivíduo com tosse, expectoração, dispneia e/ou histórico de exposição a fatores de risco. A espirometria deve ser considerada na definição diagnóstica dos casos de DPOC visto que outras condições podem apresentar quadro clínico bastante semelhante ao dessa condição, como é o caso da asma, da bronquiectasia e da insuficiência cardíaca. Com relação ao contexto acima, afirma-se:

I. Na bronquiectasia os sinais e sintomas são semelhantes à DPOC, exceto que o volume de expectoração é maior e os achados radiológicos permitem identificar imagens císticas lembrando favo de mel.

II. A cessação do tabagismo e a ventilação não invasiva domiciliar prolongada são as intervenções de maior impacto na vida do DPOC.

III. O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC e deve ser tratado nas fases iniciais (até 30 maços/ano), com orientação breve ou tratamento farmacológico e terapia cognitivo-comportamental nos moldes do programa de tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

IV. Associação entre DPOC e asma é comum, pois a herança asmática pode ser somada ao processo inflamatório não eosinófilo da DPOC (tabagismo). Nesses casos, uma espirometria com padrão restritivo e a prova broncodilatadora positiva podem ser encontradas.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231690 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

A tromboembolia pulmonar constitui, juntamente com a trombose venosa profunda, a condição denominada tromboembolismo venoso. Apesar dos avanços médicos, a morbidade e a mortalidade atribuídas a essa doença ainda são elevadas, pois os pacientes que apresentam doenças mais complexas são submetidos a um maior número de procedimentos invasivos e sobrevivem por mais tempo. A respeito dessa doença, avalie as assertivas a seguir:

I. A ocorrência de TEP é uma situação clínica comum, de alta prevalência relativa em idades mais avançadas e em ambiente hospitalar. Suas manifestações clínicas podem ser inaparentes, dissimuladas ou sugestivas.

II. Os êmbolos sanguíneos são os mais comuns. Eles quase sempre têm origem nas veias mais distais dos membros inferiores, sendo admitido que os mais distais praticamente sempre embolizam para os pulmões.

III. Exacerbação da DPOC deficiências neurológicas, doença maligna oculta, viagens prolongadas, obesidade, cirurgia por laparoscopia (por exemplo, colecistectomia) não são fatores de risco importantes para o tromboembolismo venoso. IV. Regra de predição clínica para TEP (escore de Wells). Sinais objetivos de TVP (edema, dor à palpação) 3,0 - Taquicardia (FC > 100 bpm) 1,5. Imobilização ≥ 3 dias consecutivos (exceto idas ao banheiro) ou cirurgia nas últimas 4 semanas 1,5- TVP ou TEP prévias (com diagnóstico objetivo) 1,5. Hemoptise 1,0 - Neoplasia maligna (ativa ou término do tratamento < 6 meses) 1,0 Diagnóstico alternativo menos provável que TEP 3,0 Probabilidade clínica: baixa < 2,0 pontos; moderada, entre 2,0 a 6,0 pontos; alta > 6,0 pontos. O conjunto de critérios acima é principalmente empregado quando a probabilidade de TEP é baixa e, nessa mesma condição, a dosagem do dímero D está indicada. Se positivo, a sequência de investigação com angiotomografia de tórax/cintilografia pulmonar de ventilação e perfusão é adequada. Se o resultado for negativo, pesa-se em outro diagnóstico que não TEP.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231692 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Ana Maria, 65 anos, cabelereira, procura o prontoatendimento em decorrência de dor pleurítica em região infraescapular direita de início há 2 dias. Apresenta tosse produtiva com expectoração mucosa e dispneia discreta, sem trauma local ou esforço físico. O médico observou uma fácies de sofrimento. No exame do tórax, percebeu-se uma redução do MV, em região infraescapular direita, PA 100/60, FR 30 mpm, temperatura axilar de 37,8 SpO2 em ar ambiente de 94%.

Com relação a essa paciente, assinale a alternativa que corresponde à CORRETA conduta do médico:

#Questão 231693 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é aquela que acomete o paciente fora do ambiente hospitalar ou surge nas primeiras 24 horas da admissão. Pneumonia pode ser caracterizada por/como:

I. Achados focais no exame físico do tórax.

II. Pelo menos um dos achados sistêmicos (confusão, cefaleia, sudorese, calafrios, mialgias, temperatura > 37,8).

III. Infiltrado radiológico não presente previamente e exclusão de outras condições que resultam em achados clínicos radiológicos semelhantes.

IV. Sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior: tosse e um ou mais dos seguintes sintomas: expectoração, falta de ar e dor torácica.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 231695 - Medicina, Pneumologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Pneumologista

Considere um paciente masculino tabagista com diagnóstico de DPOC estável e correlacione os sintomas à conduta farmacológica que objetiva reduzilos:

1. Sintomas eventuais

2. VEF1<50% previsto e mais do que uma exacerbação no ano anterior

3. Sintomas persistentes

4. Sintomas persistentes associados à dessaturação de oxigênio

5. Sintomas pulmonares eventuais e doença coronariana isquêmica

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio).

( ) Broncodilatador de curta duração, do tipo anticolinérgico ou beta-dois adrenérgico se necessário.

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio); acrescentar corticoide inalatório.

( ) Broncondilatador beta-dois adrenérgico de longa duração (formoterol ou salmeterol) e/ou anticolinérgico de longa duração (tiotrópio); e oxigenioterapia domiciliar.

( ) Broncodilatador de curta duração, do tipo anticolinérgico ou beta-dois adrenérgico encaminhar a programa de tabagismo de sua unidade de saúde.

Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis