Questões de Medicina da NC-UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da NC-UFPR

Paciente de 44 anos, hipertenso mal controlado, procura atendimento emergencial em hospital, com serviço de hemodinâmica disponível, por quadro de dor epigástrica em aperto, com irradiação para região submandibular, associado a parestesia de membro superior esquerdo e sudorese. No primeiro atendimento, é realizado eletrocardiograma que apresenta supradesnivelamento do segmento de ST. Sobre o infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de ST (IAMCSST), é correto afirmar: 

#Questão 1037438 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Sobre as cefaleias, assinale a alternativa INCORRETA. 

#Questão 1037427 - Medicina, Dermatologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e pruriginosa. Sobre essa patologia, considere as seguintes afirmativas:


1. Existe correlação de dermatite atípica mais grave com mutações no gene da filagrina, sendo que essas mutações também podem estar associadas à asma, independentemente da presença de dermatite atópica associada.


2. Na forma infantil (3 meses a 2 anos), apresenta-se como lesões vesicossecretantes, crostosas, presentes em região malar, áreas extensoras e região das fraldas.


3. Em relação à terapêutica farmacológica, as opções são corticoterapia e inibidores de calcineurina tópicos e nos casos refratários podem ser usados metotrexate, micofenolato de mofetila, azatioprinae e alguns imunobiológicos.


4. Na forma pré-puberal (2 a 12 anos), a doença acomete mais flexuras e regiões periorificiais na face, as lesões têm aspecto mais liquenificado, escarificado e menos secretivo, sendo que a doença se manifesta em períodos de surto/acalmia.


Assinale a alternativa correta. 

#Questão 1037429 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Paciente de 54 anos diagnosticado recentemente com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), ainda sem iniciar tratamento antirretroviral, apresenta nos exames laboratoriais iniciais contagem de linfócitos CD4 + menor que 100 células/mm3. Na avaliação, apresenta cefaleia que não cede a analgesia, diminuição da acuidade visual, febre aferida e períodos de confusão mental, intercalados com sonolência. Sintomas iniciaram há 1 semana. No exame físico, pápulas umbilicadas semelhantes a lesão cutânea de molusco contagioso. A principal hipótese diagnóstica é: 

#Questão 1037430 - Medicina, Neurologia, NC-UFPR, 2022, UFPR, 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral

Considere o seguinte quadro clínico:


Paciente de 63 anos, dislipidêmico, hipotireoideo, em uso de rivaroxabana 10 mg/dia por quadro de TVP, inicia subitamente com cefaleia associada a alodínia de escalpo, com redução de força em dimídio esquerdo, disdiadococinesia e dismetria à esquerda, sem alterações de pares cranianos ao exame físico. Apresenta ainda marcha descoordenada e Rommberg negativo. Dados vitais: pressão arterial: 176/75; frequência cardíaca: 96 bpm; saturação de O2 em ar ambiente de 97% e frequência respiratória de 18.


Sobre esse quadro, considere as seguintes afirmativas:


1. É imprescindível exame de imagem, sendo a tomografia computadorizada de crânio uma ótima opção para diferenciar a natureza do evento vascular.

2. Deve-se acionar serviço de trombólise imediatamente, podendo essa abordagem terapêutica ser usada até 6 horas após o ictus neurológico.

3. Deve-se corrigir hipoglicemias, buscar saturação O2 > 94% e, se necessário, iniciar vasodilatador endovenoso para buscar PA < 140/90 mmHg.

4. É importante, na abordagem inicial, classificar o acometimento neurológico de acordo com escalas padronizadas, sendo a mais utilizada a National Intitutes of Health Stroke Scale (NIHSS).


Assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis