Questão Q1037427
2022 NC-UFPR UFPR
Prova: NC-UFPR - 2022 - UFPR - Médico Clínico Geral UFPR

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e prurigi

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e pruriginosa. Sobre essa patologia, considere as seguintes afirmativas:


1. Existe correlação de dermatite atípica mais grave com mutações no gene da filagrina, sendo que essas mutações também podem estar associadas à asma, independentemente da presença de dermatite atópica associada.


2. Na forma infantil (3 meses a 2 anos), apresenta-se como lesões vesicossecretantes, crostosas, presentes em região malar, áreas extensoras e região das fraldas.


3. Em relação à terapêutica farmacológica, as opções são corticoterapia e inibidores de calcineurina tópicos e nos casos refratários podem ser usados metotrexate, micofenolato de mofetila, azatioprinae e alguns imunobiológicos.


4. Na forma pré-puberal (2 a 12 anos), a doença acomete mais flexuras e regiões periorificiais na face, as lesões têm aspecto mais liquenificado, escarificado e menos secretivo, sendo que a doença se manifesta em períodos de surto/acalmia.


Assinale a alternativa correta. 

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...