Questões de Medicina da ITEDES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da ITEDES

Homem de 40 anos procura atendimento por dor epigástrica, tipo queimação, localizada, que ocorre após as refeições e que se iniciou há cerca de14 dias. Está usando (por conta própria) hidróxido de alumínio para melhora do quadro. Nega emagrecimento, tabagismo, etilismo, uso de anti-inflamatórios ou alergia a remédios. Realizou ontem Endoscopia Digestiva Alta que mostrou úlcera de bulbo duodenal ativa (A2 de Sakita) e teste da urease positivo para a presença de Helicobacter pylori. O paciente nega tratamentos prévios para esta condição.

Sobre este caso, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A erradicação do Helicobacter pylori não está indicada neste caso, pois se trata de paciente portador de úlcera duodenal.

II. O tratamento para erradicação do Helicobacter pylori pode ser feito com a associação de Amoxicilina, Claritromicina e um Inibidor de Bomba de Prótons (como o Omeprazol) durante 7 dias.

III. A comprovação da erradicação do Helicobacter pylori pode ser feita preferencialmente através de sorologia ou pesquisa de antígeno fecal.

Paciente de 68 anos, hipertensa, diabética, dislipidêmica e com osteoporose, vem para consulta médica de rotina. Refere estar em tratamento com enalapril 20mg (duas vezes ao dia), metformina 850mg (após o almoço e jantar), sinvastatina 20mg (à noite), carbonato de cálcio 500mg (duas vezes ao dia), vitamina D 400UI (duas vezes ao dia) e alendronato de sódio 70mg (uma vez por semana).

Refere tosse seca constante, há vários meses, a qual já foi investigada com radiografia e tomografia de tórax (ambas normais) e pesquisa de BAAR no escarro (6 amostras negativas). Nega tabagismo, etilismo ou histórico de atopia ou asma. Já fez tratamento empírico para parasitoses, uso de antitussígenos e ciclo de corticoterapia inalatória com broncodilatarores, sem melhora. A paciente relaciona sua tosse seca com o início de uma das medicações acima.

Dentre os remédios que a paciente utiliza de forma contínua, qual está mais associado à presença de tosse seca?

Mulher de 43 anos procura atendimento médico devido a irritabilidade, intolerância ao calor, fadiga e emagrecimento de 6 kg em 10 meses. Em seu exame físico detectava-se apenas tireoide aumentada de volume, mas sem nodulações evidentes à palpação. Seus dados vitais eram normais e seu pulso era rítmico e simétrico. Em seus exames laboratoriais (desta semana) evidenciava-se:

• TSH: < 0,001UI/L (referência 0,4 a 4,0UI/L)

• T4 livre: 1,8ng/dL (referência 0,8 a 1,7ng/dL)

Frente a este quadro clínico-laboratorial, é correto afirmar:

Homem de 32 anos, escriturário, tabagista de 10 anos-maço, iniciou há 3 dias com tosse produtiva (com escarro amarelado), febre não aferida e dispneia aos moderado esforços. Nega etilismo, drogadição ou uso crônico de medicações. Seus dados vitais na chegada ao Pronto- -Socorro eram:

Mulher de 28 anos, portadora de Índice de Massa Corpórea (IMC) de 32kg/m2, procura atendimento médico porque em seus exames de rotina detectou-se hipopotassemia. Admite estar usando “fórmula para emagrecer” há 3 meses, mas não sabe os componentes desta medicação.

Sobre a hipopotassemia, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O uso de diuréticos de alça, como a furosemida, pode causar hipopotassemia.

II. A presença concomitante de deficiência de Magnésio (hipomagnesemia) pode tornar refratária a correção da hipopotassemia.

III. A correção da hipopotassemia pode ser feita tanto por via oral, quanto por via endovenosa, a depender dos níveis de potássio sérico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis