Questão Q269329
2012 Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) Prefeitura de Quatro Barras - PR
Prova: Concurso Prefeitura de Quatro Barras - PR - Médico Clínico Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) do ano 2012 Prefeitura de Quatro Barras - PR

Paciente de 68 anos, hipertensa, diabética, dislipidêmica...

Paciente de 68 anos, hipertensa, diabética, dislipidêmica e com osteoporose, vem para consulta médica de rotina. Refere estar em tratamento com enalapril 20mg (duas vezes ao dia), metformina 850mg (após o almoço e jantar), sinvastatina 20mg (à noite), carbonato de cálcio 500mg (duas vezes ao dia), vitamina D 400UI (duas vezes ao dia) e alendronato de sódio 70mg (uma vez por semana).

Refere tosse seca constante, há vários meses, a qual já foi investigada com radiografia e tomografia de tórax (ambas normais) e pesquisa de BAAR no escarro (6 amostras negativas). Nega tabagismo, etilismo ou histórico de atopia ou asma. Já fez tratamento empírico para parasitoses, uso de antitussígenos e ciclo de corticoterapia inalatória com broncodilatarores, sem melhora. A paciente relaciona sua tosse seca com o início de uma das medicações acima.

Dentre os remédios que a paciente utiliza de forma contínua, qual está mais associado à presença de tosse seca?

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...