Questões de Medicina da ITEDES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da ITEDES

Paciente de 67 anos, portador de Cirrose Hepática por Hepatite B Crônica, é trazido pela família devido a confusão mental e alucinações auditivas. O paciente não evacua há 3 dias. Familiares negam febre, aumento da ingestão de proteínas alimentares, uso de benzodiazepínicos ou diuréticos. Seus dados vitais e glicemia capilar eram normais. Detectava-se em seu exame físico a presença de “flapping” em ambas as mãos. O quadro clínico foi tratado como Encefalopatia Hepática.

Qual das alternativas abaixo apresenta o tratamento farmacológico inicial para esta condição?

Homem de 48 anos, tabagista de 1 maço de cigarros ao dia durante 20 anos, procurou Unidade Básica de Saúde para acompanhar "bronquite". Refere ter tosse produtiva (com escarro hialino) matinal e dispneia aos grandes esforços há vários meses. Nega febre ou emagrecimento. Admite episódios de broncoespasmo no último inverno, sendo tratado com inalações na Unidade de Saúde 24 horas.

Já fez investigação prévia para Tuberculose Pulmonar, a qual foi negativa. Nesta consulta trouxe espirometria pulmonar que documentou a presença de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

Homem de 48 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e "arritmia", procurou atendimento médico devido a mal-estar e sensação de taquicardia. Refere uso de aspirina 325mg (uma vez ao dia) e atenolol 50mg (uma vez ao dia). Em seu exame físico sua pressão arterial estava normal, mas seu pulso era de 140bpm. Realizou eletrocardiograma e diagnosticou-se a presença de Fibrilação Atrial com alta resposta ventricular.

Enquanto o paciente recebia medicação para controle de sua frequência cardíaca, seus familiares trouxeram eletrocardiogramas antigos que já documentavam a presença da Fibrilação Atrial. Sobre a Fibrilação Atrial, leia as assertivas abaixo e assinale a correta.

I. No eletrocardiograma a presença de Fibrilação Atrial é documentada pela ausência de ondas "p" associada a intervalos R-R irregulares.

II. Pacientes com Fibrilação Atrial Crônica devem ser tratados com cardioversão elétrica (100 a 200J) independente da presença de trombos atriais ou do seu estado de anticoagulação.

III. Dentre os fármacos que podem ser usados para controle da frequência cardíaca nos pacientes com Fibrilação Atrial, citam-se os betabloqueadores e os bloqueadores dos canais de cálcio.

Paciente de 68 anos, hospitalizado há 42 dias devido à sepse grave de foco pulmonar e com histórico de uso de vários antibióticos nesta internação, evoluiu com diarreia aquosa, de odor fétido, associada a dor abdominal e leucocitose. Realizou investigação do quadro diarreico e detectou-se a presença de “Clostridium difficile”.

Qual o tratamento antibiótico recomendado para diarreia secundária à infecção por Clostridium difficile?

Paciente de 66 anos é trazida por edema e empastamento de panturrilha esquerda. Paciente nega dispneia ou trauma local. Nega uso de remédios ou comorbidades associadas. Ao exame físico mostrava-se com sinais de trombose venosa profunda de perna esquerda, a qual foi confirmada por ultrassom “doppler” deste membro.

Frente à anticoagulação deste caso clínico, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A anticoagulação com heparina de baixo peso molecular (como a enoxaparina sódica) deve ser monitorada com exame de KPTT a cada 6 horas até a completa anticoagulação.

II. O uso de varfarina sódica deve ser iniciada no momento do diagnóstico e sua anticoagulação deve ser monitorada com o Tempo de Sangramento.

III. A anticoagulação com heparina de baixo peso molecular (como a enoxaparina sódica) é feita com a dose de 1mg/kg, via subcutânea, de 12/12 horas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis