Questões de Medicina da IBAM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IBAM

Paciente de 29 anos, previamente saudável, viajou para uma área endêmica na África Subsaariana para trabalho missionário e retornou após 3 meses com quadro de febre, dor abdominal e diarreia sanguinolenta. O exame físico revela esplenomegalia e sinais de desidratação. O diagnóstico provável é de infecção por Entamoeba histolytica. Qual é a melhor conduta para o tratamento inicial?

Criança de 8 anos, previamente saudável, é levada ao pronto-socorro com febre alta, dor intensa no joelho direito e dificuldade para andar há 3 dias. Exame físico revela calor e edema na região suprapatelar, com limitação de movimento. Hemograma mostra leucocitose com desvio à esquerda, e a ressonância magnética confirma osteomielite aguda no fêmur distal direito. Hemoculturas coletadas são positivas para Kingella kingae. Qual é a melhor estratégia terapêutica inicial?

Paciente de 68 anos, imunossuprimido após transplante renal, apresenta quadro de febre alta, leucocitose e dor torácica. A tomografia de tórax revela infiltrados pulmonares bilaterais. A cultura de escarro revela Pseudomonas aeruginosa sensível à piperacilina-tazobactam, meropenem e ciprofloxacino. Qual é a melhor conduta terapêutica?

Paciente de 62 anos, diabético e hipertenso, é admitido no pronto-socorro com quadro de febre, confusão mental e hipotensão arterial (PA 85/50 mmHg). Na avaliação inicial, apresenta taquipneia (FR 30 irpm), saturação de oxigênio de 91% em ar ambiente, lactato sérico de 4,5 mmol/L e leucocitose de 18.000/mm³ com neutrofilia. Com hemocultura coletada antes da administração de antimicrobianos, o ultrassom de bexiga revela dilatação moderada do sistema pielocalicial. Após 1 hora, apesar da administração de 30 mL/kg de solução cristaloide, o paciente permanece hipotenso. Qual é o próximo passo mais apropriado no manejo desse caso?

Paciente do sexo masculino, 40 anos e com diagnóstico recente de HIV (carga viral inicial de 100.000 cópias/mL e CD4 de 250 células/mm³), iniciou terapia antirretroviral (TARV) com o esquema: dolutegravir, tenofovir e lamivudina. Após três meses de tratamento, apresenta carga viral indetectável e CD4 de 420 células/mm³. No entanto, desenvolve múltiplas lesões verrucosas de tamanhos variados na região anogenital, algumas ulceradas e dolorosas. Durante o exame físico, há também sinais de condilomas em mucosa perianal. Colposcopia perianal revela lesões acetobrancas sugestivas de displasia de alto grau. A biópsia confirma neoplasia intraepitelial anal grau 3 (AIN 3), associada ao HPV 16. Qual é a abordagem mais apropriada para o manejo desse paciente? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis