Questões de Medicina da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDATEC

Sobre a hemorragia digestiva alta, analise as assertivas abaixo:
I. O sangramento na síndrome de Mallory-Weiss ocorre quando a laceração envolve o plexo venoso ou arterial esofágico subjacente. II. Os análogos da somatostatina podem ser indicados na suspeita de sangramento por úlcera gástrica.
III. A ocorrência de melena aumenta de 5 a 6 vezes a probabilidade de diagnóstico de hemorragia digestiva alta.

Quais estão corretas? 

Sobre as urgências obstétricas, analise as assertivas abaixo:
 I. Na presença de abortamento incompleto e retido, o manejo pode ser apenas cirúrgico através da curetagem.
II. β-HCG >500 mUI/mL somado à ausência de gestação intrauterina na ultrassonografia é muito indicativo de gestação ectópica.
III. O quadro clínico clássico de descolamento prematuro de placenta é de sangramento vaginal vermelho escuro em pequena quantidade, dor abdominal aguda e lancinante e hipertonia uterina.

Quais estão corretas?

Um paciente de 62 anos com histórico de fibrilação atrial apresenta-se no pronto-socorro com hematomas difusos e sangramento nasal espontâneo. Após investigação com familiares, descobriu-se que ele ingeriu propositalmente 30 comprimidos de varfarina há cerca de 12h. Considerando o mecanismo de ação dos cumarínicos e o manejo clínico, qual das seguintes opções é a conduta mais apropriada para esse caso?

Um paciente de 25 anos chega à emergência com queixa de dor e ferimento no dedo da mão direita após uma briga. No exame, constata-se uma deformidade na segunda falange distal, com laceração na segunda articulação metacarpofalangiana. Qual é a melhor conduta para o paciente?

Sobre o manejo e diagnóstico do Trabalho de Parto Prematuro (TPP), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O uso de tocolíticos no trabalho de parto prematuro é indicado para prolongar a gestação por pelo menos 7 dias em todos os casos, independentemente da idade gestacional ou das condições fetais.
( ) O uso de corticosteroides antenatais é indicado para gestantes com risco de parto prematuro entre 22 e 34 semanas de gestação, com o objetivo de melhorar os desfechos neonatais, incluindo a redução de síndrome do desconforto respiratório e hemorragia intraventricular.
( ) A profilaxia com antibióticos em pacientes com trabalho de parto prematuro sem ruptura de membranas é recomendada como rotina para prevenir infecções neonatais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis