Questões de Medicina da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNDATEC

Na avaliação de dor abdominal, procedemos à palpação da vesícula, colocamos a mão sobre o hipocôndrio direito, com os dedos dirigidos para cima, deprimindo e comprimindo a parede, como se quiséssemos penetrar sob a borda costal. Pedimos ao paciente que realize uma inspiração mais profunda, a fim de que o fígado e a vesícula venham ao encontro dos dedos (mais frequentemente escolares e adolescentes), procedendo à manobra de:

Para a aplicação de vacinas em Recém-Nascido Pré-Termo (RNPT), especialmente de extremo baixo peso, devem ser considerados os seguintes fatores:
I. A vacinação deve ser adiada se o RNPT apresentar condições hemodinâmicas instáveis, sepse, distúrbios infecciosos ou metabólicos.
II. Os RNPT devem receber vacinas nas doses fracionadas reduzindo o intervalo entre as doses para a metade do bebê a termo.
III. Com exceção da vacina BCG, o calendário proposto para RNPT deve ser seguido de acordo com a idade cronológica da criança.

Quais estão corretos?

O diagnóstico da diarreia aguda é eminentemente clínico, com história detalhada avaliando duração da diarreia, característica das fezes, número de evacuações por dia e sintomas associados (vômitos, febre, apetite, sede), história epidemiológica e patológica pregressa e medicamentos em uso. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a forma a classificar o grau de desidratação da criança com diarreia aguda às suas características.
Coluna 1 1. Hidratado. 2. Algum grau de desidratação. 3. Desidratação grave.
Coluna 2 ( ) Sem perda de peso. ( ) Mais de 10% de perda de peso. ( ) Oligoanúria. ( ) Oligúria.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Um recém-nascido a termo, após o nascimento, apresenta sinais clínicos de cianose e hipoxemia, com a saturação de oxigênio oscilando de 87% a 89%, mesmo com suporte de oxigênio suplementar. A ecocardiografia revela hipertensão pulmonar persistente. Sobre os fatores de risco, tratamento e diagnóstico da Hipertensão Pulmonar Persistente (HPP) do recém-nascido, assinale a alternativa correta.

Uma recém-nascida de 34 semanas de gestação apresenta-se com sinais de insuficiência respiratória às custas de gemência, tiragem subcostal e taquipneia nas primeiras horas após o nascimento. A radiografia de tórax revela padrão reticulogranular difuso com broncogramas aéreos. Além do surfactante exógeno, qual das seguintes intervenções é mais importante no manejo desse caso? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis