Questões sobre Transplante

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Transplante

#Questão 824003 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Um paciente de 64 anos idade encontra-se em hemodiálise intermitente três vezes por semana há 12 anos. Apresentou, como doença de base, glomeruloesclerose segmentar e focal. Vem referindo ao nefrologista dor anterolateral de ambos os ombros, que piora no período noturno, em decúbito dorsal. Também refere parestesia em mão contralateral ao membro da fístula arteriovenosa, que piora durante as sessões de hemodiálise e cervicalgia. Foram solicitadas ultrassonografia dos ombros, que evidenciou espessamento do tendão do supraespinhoso, eletroneuromiografia (ENMG), que revelou quadro de alterações compatíveis com síndrome do túnel do carpo, e radiografia cervical, que mostrou estreitamento dos espaços intervertebrais e erosão das lâminas vertebrais terminais sem a formação perceptível de osteófitos ou esclerose.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A presença de ombro doloroso, síndrome do túnel do carpo e contraturas em flexão dos quirodáctilos, nesse paciente é muito sugestiva de amiloidose por β2 microglobulina.

#Questão 824004 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Determinado paciente, portador de doença de Chron, procura pronto-socorro com dor em flanco direito de início abrupto e forte intensidade, associada a vômitos, sem alívio com analgésico comum. Foi realizada a tomografia de abdome, que evidenciou cálculo de 0.9 cm em ureter distal à direita, com discreta hidronefrose associada. O paciente apresenta histórico de litíase prévia por oxalato de cálcio. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. A dor pode migrar para virilha e testículos à medida que o cálculo se move pela junção vesicouretral.

#Questão 824005 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Determinado paciente, portador de doença de Chron, procura pronto-socorro com dor em flanco direito de início abrupto e forte intensidade, associada a vômitos, sem alívio com analgésico comum. Foi realizada a tomografia de abdome, que evidenciou cálculo de 0.9 cm em ureter distal à direita, com discreta hidronefrose associada. O paciente apresenta histórico de litíase prévia por oxalato de cálcio. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Na ausência de infecção e alteração de função renal, a melhor conduta é a hidratação para eliminação espontânea do cálculo.

#Questão 824006 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Uma paciente de 30 anos de idade portadora de doença renal policística, com clearance de creatinina de 32 mL/min/1,73 m², procurou o consultório médico com quadro de disúria e polaciúria há dois dias. Fez uso de fosfomicina dose única e retornou, após uma semana, com dor lombar de forte intensidade à esquerda e febre. Verificou-se exame de imagem sugestivo de cisto infectado. Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Se a febre persistir por mais de uma semana de terapia antimicrobiana adequada, nefrectomia deve ser considerada.

#Questão 824007 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Homem de 40 anos de idade, com relato de cálculos renais desde a infância, procurou consulta com nefrologista por alteração de função renal. Foram solicitados exames laboratoriais, nos quais se observaram Cr sérica = 1.6 mg/dL; ureia = 60 mg/dL; sódio = 138 meq/L; potássio = 3.0 meq/L; cloro = 108 meq/L; pH = 7.30; HCO3= 20.1; BE = -3. Sumário de urina indicou densidade = 1.020 e pH = 6.5. A tomografia de abdome mostrou rins de dimensões preservadas com microcálculos bilaterais. De acordo com esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Acidose tubular tipo II ou proximal é a provável etiologia da nefrolitíase.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis