Questões sobre Transplante

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Transplante

#Questão 831195 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Uma paciente de 32 anos de idade compareceu a um ambulatório de nefrologia referindo quadro de edema em região periorbital e de membros inferiores há 15 dias, associado a espumúria. Nega hematúria macroscópica ou febre. Relata ainda aumento de níveis pressóricos nesse período. Nos últimos dois meses, vem apresentando dor articular. Nega comorbidades prévias ou uso de medicamentos. Nos exames solicitados, apresenta: Hb = 12 g/dL; leucócitos = 5.000; plaquetas = 160.000; ureia = 45 mg/dL; creatinina = 0,9 mg/dL; potássio = 4,5 mEq/L; proteinúria de 24 horas = 3,6 g; albumina = 3,0 g/dL; EAS com proteinúria +4, leucócitos 10.000 e hemácias 5 p/c (VR = até 5 p/c); FAN = 1/160 pontilhado fino; anti-DNA negativo; C3, C4 e CH50 normais; pANCA e cANCA não reagentes; sorologias para hepatite B, C e HIV NR; e VDRL não reagente. Ao exame físico, a paciente encontra-se corada, hidratada, com ausculta cardíaca e respiratória normais, com PA = 140 mmHg x 90 mmHg, FC = 68 bpm, FR = 15 imp e saturação de O2 = 98% em ar ambiente. A paciente foi submetida a biópsia renal, que evidenciou, na microscopia óptica, espessamento da membrana basal glomerular (MBG) e formação de espículas, com depósitos subepiteliais em MBG, e, na imunofluorescência, evidenciou depósitos granulares difusos de IgG, IgM, IgA, C3 e C1q em alças capilares. A pesquisa de anti-PLA2R foi negativa.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

É pouco comum o achado de hematúria microscópica e hipertensão arterial sistêmica na nefrite lúpica membranosa.

#Questão 831196 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Um paciente de 64 anos idade encontra-se em hemodiálise intermitente três vezes por semana há 12 anos. Apresentou, como doença de base, glomeruloesclerose segmentar e focal. Vem referindo ao nefrologista dor anterolateral de ambos os ombros, que piora no período noturno, em decúbito dorsal. Também refere parestesia em mão contralateral ao membro da fístula arteriovenosa, que piora durante as sessões de hemodiálise e cervicalgia. Foram solicitadas ultrassonografia dos ombros, que evidenciou espessamento do tendão do supraespinhoso, eletroneuromiografia (ENMG), que revelou quadro de alterações compatíveis com síndrome do túnel do carpo, e radiografia cervical, que mostrou estreitamento dos espaços intervertebrais e erosão das lâminas vertebrais terminais sem a formação perceptível de osteófitos ou esclerose.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A identificação histológica da β2 microglobulina pelo vermelho Congo é considerada “padrão-ouro” para o diagnóstico.

#Questão 831197 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Nesse caso, verificam-se critérios ultrassonográficos para a idade, que possibilitam o diagnóstico de doença renal policística autossômica dominante.

#Questão 831198 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Certo paciente de 41 anos de idade procurou atendimento médico em razão de dor recorrente, de moderada intensidade em flanco esquerdo, sem piora com a movimentação. Realizou-se, então, ultrassonografia de abdome, que mostrou a presença de um cisto simples hepático de 0.5 cm e de três cistos simples de 0.5 cm, 0.9 cm e 3.5 cm em cortical de rim esquerdo. Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. O tratamento conservador da dor crônica envolve mudança no estilo de vida e a combinação de analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais em longo prazo.

#Questão 831199 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Determinado paciente, portador de doença de Chron, procura pronto-socorro com dor em flanco direito de início abrupto e forte intensidade, associada a vômitos, sem alívio com analgésico comum. Foi realizada a tomografia de abdome, que evidenciou cálculo de 0.9 cm em ureter distal à direita, com discreta hidronefrose associada. O paciente apresenta histórico de litíase prévia por oxalato de cálcio. No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens a seguir. Espera-se a presença, ao menos moderada, de hematúria e leucocitúria no exame sumário de urina.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis