Questões sobre Pneumologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pneumologia

Condições fisiopatológicas caracterizadas por padrão respiratório anormal durante o sono são amplamente prevalentes na população geral. Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens subsecutivos. Apneia e hipopneia estão associadas a aumento da atividade parassimpática, diminuição da atividade simpática e alta pressão intratorácica negativa — devido ao esforço inspiratório contra uma via aérea superior fechada —, que aumenta a pós-carga ventricular esquerda, aumentando o consumo de oxigênio pelo miocárdio e dificultando o volume sistólico.

Condições fisiopatológicas caracterizadas por padrão respiratório anormal durante o sono são amplamente prevalentes na população geral. Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens subsecutivos. A síndrome da apneia obstrutiva do sono é definida por um índice de apneia-hipopneia (número total de episódios de apneia e hipopneia por hora de sono), ou índice de perturbação respiratória, de cinco ou mais, em associação com sonolência diurna excessiva.

Condições fisiopatológicas caracterizadas por padrão respiratório anormal durante o sono são amplamente prevalentes na população geral. Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens subsecutivos. A polissonografia noturna (PSG) consiste na gravação simultânea de vários parâmetros fisiológicos relacionados ao sono e à vigília, sendo o teste mais utilizado no diagnóstico de síndrome da apneia obstrutiva do sono, embora seja incapaz de determinar a gravidade dessa doença.

Em relação à doença pulmonar intersticial (DPI) em pacientes admitidos na unidade de tratamento intensivo (UTI) com insuficiência respiratória, julgue os itens que se seguem. Devido à pobre complacência pulmonar basal subjacente e a possíveis lesões pulmonares adicionais que levam à insuficiência respiratória, as elevadas pressões de platô são frequentemente toleradas para ventilar adequadamente pacientes com DPI que necessitem de ventilação mecânica invasiva.

Em relação à doença pulmonar intersticial (DPI) em pacientes admitidos na unidade de tratamento intensivo (UTI) com insuficiência respiratória, julgue os itens que se seguem. A pneumonia intersticial não específica é frequentemente associada à doença reumatológica, menos propensa a responder ao tratamento e com pior prognóstico do que a fibrose pulmonar idiopática.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis