Questões sobre Pneumologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pneumologia

As pneumoconioses são doenças pulmonares evitáveis, mas incuráveis, e que podem resultar em insuficiência respiratória e óbito. Julgue os próximos itens, que versam sobre as pneumoconioses. A silicose é uma doença pulmonar fibrótica atribuível à inalação de sílica, mais frequentemente a forma cristalina — as lesões geralmente envolvem os lobos inferiores do pulmão e tendem a obliterar as estruturas pulmonares, podendo cavitar devido à necrose do parênquima pulmonar.

As pneumoconioses são doenças pulmonares evitáveis, mas incuráveis, e que podem resultar em insuficiência respiratória e óbito. Julgue os próximos itens, que versam sobre as pneumoconioses. A associação entre silicose e tuberculose é bem reconhecida, sendo o risco de tuberculose consideravelmente maior em pacientes com silicose aguda e acelerada; entretanto, a exposição à sílica não predispõe os indivíduos sem silicose à tuberculose.

As pneumoconioses são doenças pulmonares evitáveis, mas incuráveis, e que podem resultar em insuficiência respiratória e óbito. Julgue os próximos itens, que versam sobre as pneumoconioses. A tomografia por emissão de pósitrons (PET) tem sido usada para detectar neoplasias pulmonares na presença de pneumoconiose, mas a atividade metabólica aumentada em lesões de fibrose maciça progressiva nos nódulos pulmonares benignos, nos trabalhadores de carvão, e em linfonodos mediastinais, em pacientes com pneumoconiose, limita a utilidade da técnica.

Condições fisiopatológicas caracterizadas por padrão respiratório anormal durante o sono são amplamente prevalentes na população geral. Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens subsecutivos. A melhora da pressão arterial com uso do CPAP (continuous positive airway pressure) está relacionada com a gravidade da apneia obstrutiva do sono, com a hipertensão sistêmica basal e com as horas de uso desse dispositivo, havendo, no caso de hipertensão sistêmica resistente, correlação linear entre o número de horas de uso de CPAP e a queda nas medidas da pressão arterial.

Condições fisiopatológicas caracterizadas por padrão respiratório anormal durante o sono são amplamente prevalentes na população geral. Em relação aos distúrbios respiratórios do sono, julgue os itens subsecutivos. A apneia do sono central ocorre quando há redução transitória na geração do ritmo respiratório pelo marca-passo pontomedular, geralmente refletindo mudanças na pressão parcial de oxigênio, que pode cair abaixo do limiar apneico — nível de oxigênio no sangue abaixo do qual a respiração cessa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis