Questões sobre Parte Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Parte Geral

O estudo HOPE (heart outcomes prevention evaluation) avaliou os efeitos do ramipril e da vitamina E, isolados e associados, no tocante à prevenção de eventos isquêmicos em pacientes de alto risco. O planejamento do estudo foi randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. No total, 9.541 pacientes foram randomizados para vitamina E ou placebo e 9.297 pacientes foram randomizados para ramipril ou placebo. O número de pacientes com eventos combinados (óbito cardiovascular ou infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral) foi igual a 1.546 no grupo vitamina E e 1.479 no grupo placebo (p = 0,33). O número de pacientes com eventos combinados foi correspondente a 1.302 no grupo ramipril e 1.655 no grupo placebo (p < 0,001).

Com base nas informações acima apresentadas, julgue os itens a seguir.

O uso do ramipril possibilitou redução de 22% do risco absoluto de eventos combinados.

Com relação à prevenção e à detecção precoce do câncer, julgue os itens seguintes.

O rastreamento de câncer de pulmão em tabagistas ou ex-tabagistas deve ser realizado anualmente, por meio da radiografia de tórax. Essa prática resulta em menor incidência de câncer de pulmão em estágio avançado e menor mortalidade.

A nefropatia induzida por contraste (NC) é uma importante causa de insuficiência renal aguda. Dada à elevada prevalência e potencial de gravidade desse mal, justificam-se medidas de prevenção eficazes. Acerca desse assunto, julgue o item abaixo.

A hidratação com solução salina a 0,45%, utilizada previamente ao procedimento com uso de contraste, é mais eficaz para a prevenção da injúria renal que a utilização de soluções isotônicas.

Há muito tempo tem sido demonstrada a associação entre a elevação da concentração plasmática de colesterol e a maior incidência de aterosclerose. Nesse sentido, a terapia nutricional deve ser adotada para prevenção e tratamento das dislipidemias. Considerando esse assunto e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O Ministério da Saúde tem salientado rotineiramente a importância de os médicos realizarem sistematicamente a investigação diagnóstica das hepatites B e C, em virtude da grande incidência de morbimortalidade em pessoas portadoras de hepatite viral. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que deve ser realizada esta investigação diagnóstica em

doador de sangue com sorologia anti-HBs reagente, anti-HBc IgG não reagente e HBsAg não reagente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis