Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica)

Úlcera péptica é a causa mais comum de hemorragia no trato gastrointestinal alto, apresentando freqüência em torno de 50%. Estatísticas norte-americanas revelam taxa de hospitalização de aproximadamente 150 mil pacientes por ano (dados da década de 80). No Brasil, embora inexistam estatísticas em nível nacional, a úlcera péptica é considerada uma patologia de alta prevalência, o que justifica estudos de conduta imediata nas unidades de emergência e de indicação de internação hospitalar. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A taxa de mortalidade nessa morbidade permanece constante há décadas, apesar dos avanços nos recursos tecnológicos da medicina.

Úlcera péptica é a causa mais comum de hemorragia no trato gastrointestinal alto, apresentando freqüência em torno de 50%. Estatísticas norte-americanas revelam taxa de hospitalização de aproximadamente 150 mil pacientes por ano (dados da década de 80). No Brasil, embora inexistam estatísticas em nível nacional, a úlcera péptica é considerada uma patologia de alta prevalência, o que justifica estudos de conduta imediata nas unidades de emergência e de indicação de internação hospitalar. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Sangramentos por úlcera péptica cessam espontaneamente em pelo menos 80% dos pacientes, a maioria dos quais apresenta remissão sem intervenção específica.

A ocorrência de neuropatia diabética gira em torno de 23%. Conhecem-se diversos fatores associados a ela, entre eles, alterações em LDL-colesterol, triglicerídios, índice de massa corporal, albuminúria, hipertensão arterial e tabagismo. Não existe um tratamento específico eficiente para regredir totalmente o quadro. A partir dessas informações, julgue o próximo item. A incidência cumulativa de neuropatia não se correlaciona com os níveis de hemoglobina glicosilada, mas tão-somente com a duração da doença.

O excesso na produção do hormônio tireoidiano é causado pela ativação de receptores de tireotropinas por anticorpos estimulantes da tireóide, produzidos dentro e fora da glândula. As células inflamatórias intratireoidianas produzem citocinas, tais como interleucina-1, fator de necrose tumoral e interferon, que induzem a expressão de moléculas de adesão. Estas, por sua vez, estimulam células inflamatórias locais, retroalimentando o processo fisiopatológico. Julgue os itens a seguir, referentes a esse processo. Drogas antitireoidianas também têm efeito imunomodulador, pois diminuem a produção de anticorpos antitireoidianos.

O excesso na produção do hormônio tireoidiano é causado pela ativação de receptores de tireotropinas por anticorpos estimulantes da tireóide, produzidos dentro e fora da glândula. As células inflamatórias intratireoidianas produzem citocinas, tais como interleucina-1, fator de necrose tumoral e interferon, que induzem a expressão de moléculas de adesão. Estas, por sua vez, estimulam células inflamatórias locais, retroalimentando o processo fisiopatológico. Julgue os itens a seguir, referentes a esse processo. As referidas citocinas, além das funções descritas, também induzem células da tireóide a produzirem outras substâncias, que podem ajudar a manter o processo auto-imune intratireoidiano.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis