Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica)

A diarréia é caracterizada quando há aumento de mais de 200 g (ou 200 mL) em cada evacuação em um indivíduo que mantém sua dieta habitual. A distinção entre crônica e aguda é arbitrária e baseada no tempo de duração: com menos de três semanas é considerada aguda e com mais, crônica. Tem causas diversas e alta taxa de ocorrência no país. Considerando a classificação e as formas de apresentação da diarréia, julgue os itens a seguir. Na diarréia classificada como osmótica, os episódios ocorrem mesmo sob jejum.

O álcool etílico, que é a droga de maior uso abusivo em todo o mundo, no organismo, permeia todos os tecidos e afeta a maioria das funções vitais, porque é molécula pequena e solúvel, tanto em água como em lipídios. O fígado é o órgão mais afetado pelo etilismo, que, em alguns centros urbanos, constitui a quarta causa mais freqüente de morte entre pessoas de 25 a 64 anos. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. Embora ambos impliquem isoladamente altas taxas de morbimortalidade, tabagismo e alcoolismo não apresentam associações mórbidas definidas quando presentes concomitantemente na vida do indivíduo.

O álcool etílico, que é a droga de maior uso abusivo em todo o mundo, no organismo, permeia todos os tecidos e afeta a maioria das funções vitais, porque é molécula pequena e solúvel, tanto em água como em lipídios. O fígado é o órgão mais afetado pelo etilismo, que, em alguns centros urbanos, constitui a quarta causa mais freqüente de morte entre pessoas de 25 a 64 anos. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem. O abuso de álcool está comprovadamente associado a processos neoplásicos do trato gastrointestinal e evidências recentes têm demonstrado que pode estar relacionado também com câncer de mama.

Úlcera péptica é a causa mais comum de hemorragia no trato gastrointestinal alto, apresentando freqüência em torno de 50%. Estatísticas norte-americanas revelam taxa de hospitalização de aproximadamente 150 mil pacientes por ano (dados da década de 80). No Brasil, embora inexistam estatísticas em nível nacional, a úlcera péptica é considerada uma patologia de alta prevalência, o que justifica estudos de conduta imediata nas unidades de emergência e de indicação de internação hospitalar. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. O óbito nesses pacientes ocorre mais comumente por descompensação de patologias associadas que em conseqüência do sangramento.

Úlcera péptica é a causa mais comum de hemorragia no trato gastrointestinal alto, apresentando freqüência em torno de 50%. Estatísticas norte-americanas revelam taxa de hospitalização de aproximadamente 150 mil pacientes por ano (dados da década de 80). No Brasil, embora inexistam estatísticas em nível nacional, a úlcera péptica é considerada uma patologia de alta prevalência, o que justifica estudos de conduta imediata nas unidades de emergência e de indicação de internação hospitalar. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Existem dois tipos de preditores de mortalidade em portadores de úlcera péptica: peso corporal e concomitância com outras patologias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis