Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Uma mulher de 32 anos de idade, antes gozando de boa saúde, apresenta fortes dores na região dorsal média. Após 24 horas, ambas as pernas ficaram fracas e a perna esquerda, dormente. Durante os sete dias subseqüentes, a perda sensorial e a dormência ascenderam até as papilas mamárias, e a paciente apresentou uma paraplegia flácida, com retenção urinária e perda de visão do olho direito.

Diante do caso clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.

O diagnóstico mais provável é a síndrome de Brown-Séquard.

Uma paciente de 72 anos de idade, previamente sadia, que mora sozinha e não tem história de uso de drogas ou álcool, foi hospitalizada com pneumonia. No dia seguinte, ao acordá-la, o médico que a atendeu no dia anterior percebeu que não foi reconhecido e que a paciente estava confusa em relação ao local onde se encontra. O exame neurológico apresentou-se alterado apenas em relação ao estado mental.

Com relação ao caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.

O diagnóstico mais provável é um quadro demencial agudo, sendo a demência de Alzheimer a mais prevalente.

Uma paciente de 40 anos de idade apresenta início súbito de hemiparesia direita. O exame físico revela uma mulher afásica e lúcida, que não compreende os comandos verbais. A pressão arterial encontra-se normal, o pulso está irregular e há sopro carotídeo no mesossistólico. A existência de hemiplegia flácida à direita, envolvendo a face, o braço e a perna, associada a um déficit sensorial, e de hemianopsia homônima do lado esquerdo é constatada no exame clínico.

Julgue o item seguinte, a respeito do caso clínico apresentado acima.

O diagnóstico mais provável é a oclusão da artéria cerebral média, proximalmente à origem das artérias lenticulostriadas que suprem as fibras motoras na cápsula interna.

Julgue os itens que se seguem, a respeito do tratamento medicamentoso da demência de Alzheimer.

Recentemente, foi aprovada na Europa, para tratamento da doença de Alzheimer, uma medicação (memantine) que bloqueia os receptores do glutation e pode retardar a progressão dos sintomas nos pacientes.

Com relação às polineuropatias, julgue os itens que se seguem.

A polineuropatia induzida por toxinas, incluindo metais pesados, drogas e solventes industriais, geralmente tem caráter agudo, exceto nos casos de alguns organofosfatos e do talium, que produzem uma polineuropatia crônica, com perda do cabelo e eventual alopecia completa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis