Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Uma paciente com 65 anos de idade, ao ficar viúva, foi internada em um asilo. Dona-de-casa e extremamente recatada, sempre foi calma e comedida em suas ações. Ela passou gradualmente a desenvolver incontinência urinária associada a atitudes sociais inapropriadas, caracterizadas por elevação da voz, momentos de apatia, desinteresse, passividade, perda de motivação e afastamento social, alternados com comportamento exibicionista. Sua memória, suas habilidades visuoespaciais e seu cálculo estão preservados. Não existe história de doença psiquiátrica nem de abuso de drogas. As atendentes mostram visível irritação com o comportamento da paciente e com suas recusas em atender aos pedidos de mudança de atitude. A paciente encontra-se alerta, com instabilidade postural e história de quedas de repetição. Foi constatada presença de hipotensão ortostática.

Com base no caso clínico apresentado acima, julgue os itens seguintes.

O diagnóstico mais provável é demência de Alzheimer, já que não existe distúrbio da consciência ou presença de doença sistêmica.

No que se refere à semiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

As paralisias por lesão do neurônio motor central diferem das paralisias por lesão do neurônio motor periférico pelo fato de que, na paralisia do neurônio motor central, existe hipertonia ou contratura dos músculos paralíticos; podem coexistir, ao se realizar certos movimentos voluntários, movimentos associados no ponto paralítico (sincinesias) e a presença do sinal de Babinski.

Com relação à patogênese da encefalopatia hepática, julgue o item subseqüente.

A teoria mais aceita relaciona o coma hepático a uma anormalidade no metabolismo do nitrogênio. A uréia é formada na luz do tubo intestinal por ação de microrganismos que contêm urease sobre as proteínas da dieta. Esta é, então, carreada ao fígado pela circulação-porta, mas, devido à presença de uma doença hepatocelular ou a um shunt entre a circulação-porta e a circulação sistêmica, ocorre uma falha na sua conversão em amônia (NH3). O excesso de uréia alcança, então, a circulação sistêmica, levando a uma interferência no metabolismo cerebral.

Acerca da vascularização do sistema nervoso central, julgue o item abaixo.

As artérias cerebrais posteriores contornam o pedúnculo cerebral e, percorrendo a face inferior do lobo temporal, ganham o lobo occipital, e sua obstrução causa cegueira em uma das partes do campo visual.

Uma mulher de 32 anos de idade, antes gozando de boa saúde, apresenta fortes dores na região dorsal média. Após 24 horas, ambas as pernas ficaram fracas e a perna esquerda, dormente. Durante os sete dias subseqüentes, a perda sensorial e a dormência ascenderam até as papilas mamárias, e a paciente apresentou uma paraplegia flácida, com retenção urinária e perda de visão do olho direito.

Diante do caso clínico acima apresentado, julgue os itens subseqüentes.

Pode-se descartar síndrome de Guillain-Barré, pois, apesar de a paralisia motora ser flácida e tender a ascender pelo corpo, os déficits sensoriais demonstráveis estão ausentes ou são modestos, e, quando tal déficit ocorre, a sensibilidade profunda tende a ser mais afetada que a superficial. A retenção urinária nessa síndrome também é pouco freqüente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis