Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 7 anos de idade, sexo feminino, com crises epilépticas caracterizadas por ausência, com duração de 15 segundos. Frequência muito elevada durante o dia. Não apresenta outras crises e não tem alteração do exame neurológico.

Qual droga é a mais indicada e com menos efeito colateral para esse tipo de crise?

Analise o quadro clínico a seguir.

Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, com antecedente de cirurgia gástrica de bypass há 5 semanas. Apresenta há 10 dias náuseas e vômitos e acentuada hiporexia. A esposa decide levar seu marido ao hospital após 2 dias de confusão progressiva, dificuldade de marcha e oftalmoparesia (esposa refere estrabismo agudo do paciente). O exame clínico apresenta paciente muito sonolento, hiporeagente, não colaborativo aos comandos, sem déficit motor, incoordenação motora ao realizar movimentos voluntários, oftalmoparesia bilateral e preservação da função pupilar. Tomografia computadorizada de crânio com e sem contraste está normal. Líquor sem anormalidade. Eletroencefalograma com lentificação difusa com predomínio de ondas teta e delta.

Qual é o diagnóstico mais provável nessa situação clínica?

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 60 anos de idade em tratamento de meningite tuberculosa com isoniazida, rifampicina, etambutol e pirazinamida. Está no quarto mês de tratamento e com boa evolução neurológica. Refere na consulta de controle perda visual do olho direito (acuidade visual de 20/80 e acuidade visual de 20/20 do olho esquerdo).

Qual é a conduta mais correta nessa situação?

INSTRUÇÃO: Considere um paciente de 60 anos de idade com fibrilação atrial não valvar, sexo masculino, diabético e hipertensão arterial para responder às questões 23 e 24.

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 40 anos de idade, atleta amadora, hipertensa em uso de hidroclorotiazida e não diabética. Nega tabagismo e etilismo. Antecedente de dois abortos. Após evento vascular encefálico, foi realizada a propedêutica que não mostrou alteração estrutural cardíaca, ausência de anormalidade na arteriografia cerebral e exames gerais normais (eletrólitos, função renal, hepática, tireoidiana e hemograma).

Qual é a etiologia mais provável para justificar essa manifestação clínica?

INSTRUÇÃO: Considere um paciente de 60 anos de idade com fibrilação atrial não valvar, sexo masculino, diabético e hipertensão arterial para responder às questões 23 e 24.

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 33 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se com hemiparesia direita, hemianestesia direita e desvio de rima labial para esquerda. A ressonância magnética do encéfalo é consistente com lesão isquêmica do território da artéria cerebral média esquerda.

Qual dos seguintes agentes infecciosos é o mais associado a esse quadro?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis