Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Analise o caso clínico a seguir

Paciente de 37 anos de idade apresenta-se com hipertonia elástica em membros inferiores, aumento dos reflexos miotáticos e Babinski bilateral. Exame da sensibilidade profunda com leve redução abaixo do joelho. Exame do líquor com glicorraquia normal e leve pleocitose com proteinorraquia de 91 mg%. Exame da ressonância magnética não demonstra alteração estrutural de todo neuroeixo.

Qual teste diagnóstico é o mais provável de estar alterado?

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 6 anos de idade apresenta movimentos paroxísticos de face direita e do membro superior direito com duração de segundos. Nesses eventos, para de falar e saliva. Não tem antecedente médico relevante. Não apresenta atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e não faz uso de medicamentos. Exames de imagem (ressonância magnética do encéfalo) é normal. O eletroencefalograma interictal durante o sono está a seguir.

Qual é o diagnóstico mais provável para essa síndrome epiléptica?

Analise o caso clínico a seguir.

Paciente de 55 anos de idade, sexo masculino, com quadro de deterioração cognitiva há 90 dias. Apresenta mutismo acinético, sinais de extrapiramidalismo nos quatro membros examinados (rigidez em roda denteada) e sinais de liberação piramidal em membros inferiores (Babinski). Líquor sem alteração relevante. Exames laboratoriais e metabólicos, assim como função tireoidiana, sem alteração. O eletroencefalograma apresenta-se com o traçado a seguir.

Qual é o diagnóstico mais provável para esse quadro clínico?

Analise o caso clínico a seguir

Paciente de 20 anos de idade, sexo feminino, com sintomas de tetraparesia proximal há 3 meses e, eventualmente, disfagia principalmente com alimentos líquidos. Não apresenta disfonia.

Qual é a propedêutica com maior valor diagnóstico para esclarecimento desse quadro clínico?

Paciente do sexo masculino, 16 anos de idade, apresenta-se com dor tipo mialgia nos membros superiores e inferiores com 48 horas de evolução. Nega disfonia e disfagia. Não apresenta perda de sensibilidade, mas refere parestesias nos pés. Trouxe dosagem de creatinoquinase de 420 UI/ml (VR: até 130 UI/ml para a faixa etária e sexo do paciente). Exame clínico de força muscular e reflexo miotático prejudicado devido às fortes dores ao manipular os membros. Presença de paresia facial bilateral.

Qual é a melhor hipótese diagnóstica nesse caso?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis