Questões sobre Nefrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nefrologia

Na infância de uma maneira geral, a insuficiência renal crônica é secundária às doenças congênitas ou familiares. A respeito desse assunto e de aspectos a ele correlacionados, julgue os itens que se seguem. Para hemodiálise na infância, é necessário um acesso venoso que permita um fluxo sanguíneo entre 100 a 200 mL/minuto (pelo menos 5 mL/kg/minuto) com fístula arteriovenosa ou cateter de duplo lúmen específico para hemodiálise.

Considerando que as glomerulopatias são doenças muito variadas, podendo acometer somente os rins ou ser secundárias a outras doenças, julgue os itens a seguir. A síndrome nefrótica do tipo finlandês está relacionada à mutação do gene — localizado no cromossomo 19p12-q 13.1 — responsável pela produção de nefrina (NPHS1), proteína da superfície do podócito.

Considerando que as glomerulopatias são doenças muito variadas, podendo acometer somente os rins ou ser secundárias a outras doenças, julgue os itens a seguir. Lactente no primeiro ano de vida pode desenvolver esclerose mesangial difusa, complicação clínica caracterizada pela presença de lesão glomerular difusa proliferativa.

Considerando que as glomerulopatias são doenças muito variadas, podendo acometer somente os rins ou ser secundárias a outras doenças, julgue os itens a seguir. Na epidemiologia das síndromes nefróticas na infância, 40% dos casos são considerados primários.

Considerando que as glomerulopatias são doenças muito variadas, podendo acometer somente os rins ou ser secundárias a outras doenças, julgue os itens a seguir. Pacientes na faixa pediátrica com quadro de síndrome nefrótica primária apresentam frequentemente complicações tromboembólicas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis