Questões sobre Medicina Paliativa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Paliativa

O paciente M.R.S, 22 anos de idade, retorna a uma unidade básica de saúde para acompanhamento após internação hospitalar por pneumonia por Pneumocystis jirovecii, na qual foi diagnosticada infecção por HIV. A internação durou 30 dias, sendo realizado o tratamento adequado da infecção pulmonar e iniciado tratamento antirretroviral (TARV). Atualmente, o paciente namora outro morador da comunidade, B.A.B., de 20 anos de idade, mas refere que todas as relações sexuais foram realizadas com camisinha. Apesar disso, manifesta grande insegurança e confessa que planeja terminar o relacionamento por medo de transmitir o HIV para o rapaz em uma eventual rotura de preservativo.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A profilaxia com sulfametoxazol-trimetroprima está indicada por um mínimo de três meses, independentemente do resultado do CD4 desse paciente.

Parte integrante da rotina do médico de família e comunidade é a avaliação da necessidade de encaminhamentos de pacientes para serviços secundários/terciários conforme necessidade de maiores investigações, tratamentos não disponíveis na rede básica e (ou) seguimento especializado. Com base no exposto, considerando as situações representadas a seguir e as recomendações dos Protocolos de Encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada e dos Protocolos de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, bem como avaliando se o encaminhamento para serviço referenciado faz-se necessário em cada um deles, julgue os itens. Uma paciente de 18 anos de idade, com queixa de episódios de síncope durante períodos de posição ortostática prolongada ou estresse emocional, acompanhada por sintomas prodrômicos de sudorese, calor e escurecimento da visão, deve ser encaminhada para cardiologia.

O cuidado longitudinal não só dos indivíduos, mas das famílias, é parte integrante da rotina do médico de família e comunidade. Nesse contexto, é comum realizar atendimento ao longo de várias gerações da mesma família, incluindo o acompanhamento clínico dos adultos, as rotinas de pré-natal e puericultura. Considere uma família formada por dois adultos casados e o respectivo filho, sendo R.A.S. (masculino, 22 anos de idade), B.A.T. (feminina, 20 anos de idade) e A.T.S. (masculino, 2 anos de idade). B.A.T. atualmente encontra-se gestante.

A partir desse quadro familiar hipotético, com base nos Protocolos de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, julgue os itens a seguir.

Considere que R.A.S. realizou viagem recente para São Paulo, na qual admite ter mantido relações sexuais sem preservativo com diversas parceiras. Após essa viagem, começou a apresentar sintomas de secreção e prurido uretral, recebendo diagnóstico sindrômico de síndrome da secreção uretral. R.A.S. deve ser tratado com azitromicina e ciprofloxacino.

Um paciente de 6 anos de idade é vítima de queimadura por incêndio em domicílio. Encontra-se desacordado, com extensa queimadura em face, apresentando estridor laríngeo e chamuscamento de sobrancelhas. Apresenta 40% de superfície corporal queimada. Frequência cardíaca = 150 bpm; frequência respiratória = 24 irpm; e saturação de oxigênio = 100%.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Deve-se prontamente assegurar a via aérea da criança, com intubação precoce, ofertando oxigênio a 100%.

Um professor universitário de 75 anos de idade compareceu para avaliação queixando-se de lapsos de memória recente. A esposa dele relatou que esses lapsos tinham se iniciado há cerca de um ano e cursado com piora lenta e gradual. Ele também apresentava episódios de síncope e alucinações visuais com conteúdo detalhado, além de sintomas parkinsonianos. Após testagem neuropsicológica e exames laboratoriais e de imagem, o geriatra firmou o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), em fase inicial.

Acerca do quadro clínico apresentado e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

As proteínas neurofilamentares ubiquitina e sinucleína estão relacionadas com a etiopatogenia da DCL.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis