Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

#Questão 831756 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um lactente de nove meses de vida comparece ao PSI levado pelos pais em razão de queixa de tosse e secreção nasal há duas semanas, sendo que houve surgimento de febre nos últimos três dias, associada à “respiração rápida”. Ao exame físico, observa-se oroscopia e otoscopia normais e ausculta pulmonar com estertores crepitantes à direita; a frequência respiratória foi de 56 irpm. Não há presença de tiragem subcostal, intercostal ou furcular. O lactente consegue alimentar-se ao seio materno. A saturação periférica de oxigênio é de 98%. A radiografia de tórax demonstra área de consolidação em lobo inferior direito e derrame pleural de cerca de 1,5 cm.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O agente etiológico mais provável é o C. pneumoniae.

#Questão 831757 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

M.C.T., de 18 anos de idade, portadora de HIV em uso de TARV, deu à luz a filha há dois meses. A recém-nascida não apresenta sinais de imunossupressão no momento e ainda não recebeu qualquer vacina. A mãe foi orientada a realizar as vacinas da criança em centro especializado de vacinação, por insegurança da equipe da Unidade Básica de Saúde.

Quanto a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Todas as doses da vacina da poliomielite devem ser realizadas com vacina de vírus inativado (VIP), até que se defina a presença ou não da infecção por HIV. Caso a criança não esteja infectada, pode receber vacina com vírus atenuado (VOP).

#Questão 831758 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

R.L.P, de 14 anos de idade, joga futebol diariamente com colegas de bairro, por ao menos quatro horas diárias. Iniciou, há cerca de um ano, com queixas de dor anterior em ambos os joelhos. Foi realizada a radiografia apresentada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Essa doença pertence ao mesmo grupo que a doença de Sinding-Larsen-Johansson.

#Questão 831759 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

R.L.P, de 14 anos de idade, joga futebol diariamente com colegas de bairro, por ao menos quatro horas diárias. Iniciou, há cerca de um ano, com queixas de dor anterior em ambos os joelhos. Foi realizada a radiografia apresentada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O pico de incidência dessa doença é entre 5 e 7 anos de idade, logo, este trata-se de um caso tardio.

#Questão 831760 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Lactente de 4 meses de vida inicia com quadro de secreção nasal, tosse e espirros, progredindo dois dias após com aumento da frequência respiratória e ruído de “chiado” notado pelos pais. Ao exame, a criança está afebril, com saturação de oxigênio de 98%, FR de 26 irpm e FC de 98 bpm, sem esforço respiratório; na ausculta respiratória, nota-se sibilos difusos. Os pais negam episódios anteriores ou antecedentes de atopia.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A prescrição de antileucotrienos reduzirá o tempo de internação desse paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis