Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

#Questão 831741 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 2 anos de idade apresentou crise asmática grave, evoluindo com dessaturação e insuficiência respiratória grave. Durante atendimento em sala de emergência, notava-se saturação de oxigênio de 80% e FC de 45 bpm e, em seguida, ocorreu parada cardiorrespiratória. Após os procedimentos de reanimação pediátrica corretamente aplicados, houve retorno da circulação espontânea. O paciente foi encaminhado para UTI Pediátrica (UTIP), em uso de intubação orotraqueal associada a ventilação mecânica, mantendo saturação de oxigênio de 95%, entretanto, mantendo bradicardia persistente.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A causa da bradiarritmia pré-parada nesse caso provavelmente são distúrbios hidroeletrolíticos.

#Questão 831742 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um lactente de 18 meses de vida é levado a consulta de PSI com queixas de febre há dois dias e urina mais concentrada. Após consulta médica, em que é feita uma hipótese diagnóstica de infecção urinária (ITU), o pediatra do pronto atendimento realiza a solicitação de exames laboratoriais.

Com base nesse caso clínico e quanto aos exames adequados para a avaliação dessa hipótese diagnóstica, julgue os itens a seguir.

Caso todos os testes rápidos (bacterioscopia de urina, urina tipo I) sejam negativos e a urocultura seja positiva, a antibioticoterapia deve ser realizada.

#Questão 831743 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente de 24 anos de idade recebeu diagnóstico de HIV na respectiva primeira gestação. Realizou terapia antirretrovial (TARV) adequadamente durante a gestação, evoluindo com carga viral indectável no terceiro trimestre. Foi realizado parto vaginal sem intercorrências com 39 semanas de idade gestacional; o filho nasceu com 3.600 g. APGAR 10 e 10 no primeiro e quinto minuto de vida.

Com relação a esse caso clínico e às medidas imediatas a serem tomadas quanto a esse recém-nascido (RN) o seguimento, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de infecção pelo HIV é definido pela presença de anticorpos anti-HIV no sangue da criança aos seis meses de idade.

#Questão 831744 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 48 meses de idade apresentou história de febre por três dias, atingindo 40 ºC, associada à odinofagia. Foi levado ao PSI, onde apresentou episódio de convulsão tônico-clônica generalizada, com duração de dois minutos e resolução espontânea, com breve período pós-ictal. No exame físico, realizado após a convulsão, notou-se exame neurológico normal, ausência de sinais de irritação meníngea, temperatura axilar de 40 ºC, FC de 100 bpm, FR de 18 irpm, saturação de oxigênio de 99% e orofaringe com hiperemia amigdaliana com extensas placas exsudativas. A criança foi hospitalizada, não havendo recorrência de crises convulsivas nas 48 horas de observação.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A possibilidade de desenvolvimento de epilepsia no futuro é menor que 10%.

#Questão 831745 - Medicina, Medicina Intensiva, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um recém-nascido, nascido a termo, com idade gestacional de 38 semanas, com histórico de período gestacional sem intercorrências, retornou ao hospital onde ocorreu o respectivo parto com três semanas de vida, pois a mãe referiu que a criança encontrava-se “amarelada”. Foram coletados exames, evidenciando hiperbilirubinemia com bilirrubina total de 12 mg/dL às custas de bilirrubina direta.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Está indicado exame de imagem da via biliar.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis