Questões sobre Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geriatria

Paciente de 67 anos, iniciou quadro de tremor em membro superior direito, em repouso. Apresenta, ainda, queixa de três quedas nos últimos 2 meses. Relata sensação de “perna pesada”. Filho notou que alterações iniciaram há um ano, apresentando marcha lenta, com passos curtos. Em consulta, foi aventada a hipótese de Doença de Parkinson. Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.

Paciente de 88 anos, com Demência na Doença de Alzheimer estágio avançado (escala FAST 7F), acamada, com múltiplas contraturas, em uso de fralda geriátrica. Recebe visita domiciliar de médico e enfermeiro da atenção primária para avaliação de lesão por pressão em região sacral. A partir do caso descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Pode-se dizer que a paciente apresenta critérios suficientes para Síndrome da Imobilidade (SI). II. São critérios maiores para a Síndrome da Imobilidade (SI): síndrome demencial e o uso de fraldas. III. Uma das causas de contratura muscular nesses pacientes é a redução da amplitude das articulações devido redução de líquido sinovial intra-articular.


Assinale a alternativa correta: 

Mulher de 72 anos, comparece à consulta em UBS com queixa de dor em joelhos, coluna lombar e mãos (interfalangeanas distais e proximais), que pioram aos esforços e melhoram ao repouso. Quadro iniciou há 2 anos, com piora progressiva nos últimos meses. Refere rigidez matinal articular de 5 minutos. No exame físico das articulações, visto nódulos de Heberden e de Bouchard. Considerando o quadro clínico acima, assinale a alternativa incorreta

Mulher de 76 anos, independente para as atividades básicas e instrumentais de vida diária, é levada ao serviço de emergência após queda da própria altura enquanto lavava louça. Em avaliação inicial apresentava encurtamento e rotação externa de membro inferior direito, com dor intensa à mobilização do membro. Considerando o caso acima, assinale a alternativa correta.

Mulher, 67 anos, negra, possui como comorbidades hipertensão e dislipidemia. Procura atendimento com Oftalmologista devido quadro de dificuldade em enxergar nos últimos meses, com piora dos sintomas à noite. Tem comprometimento da visão periférica, com a percepção de que não vê objetos por completo, como se tivessem “partes faltando”. Apresenta ainda quadro de dor ocular, visão borrada e cefaleia após realização de esforço ou leitura. Em relação ao quadro da paciente, assinale a alternativa que apresenta o possível diagnóstico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis