Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Paciente masculino, 15 anos de idade, é trazido ao pronto socorro com quadro de tetania. Foi constatada hipocalcemia grave, a qual foi corrigida com infusão endovenosa de cálcio. Os pais referiram que o paciente era acompanhado por pediatra devido a infecções de repetição durante toda a infância, tendo perdido o seguimento há cerca de um ano. Referiram ainda que o pediatra havia lhes dito que o paciente apresentava Síndrome de Di George. Assinale a alternativa correta em relação a esse distúrbio.

Paciente feminina, 58 anos de idade, apresenta histórico de calculose urinária de repetição. Nega demais queixas. Ao exame físico, não foram constatadas alterações. O peso corpóreo aferido na consulta foi de 60 quilos. Solicitadas dosagens laboratoriais que evidenciaram: cálcio em urina de 24 horas = 500 mg (miligramas) / 24 horas (valores de referência: 100-240 mg / 24 horas), cálcio sérico= 12,0 mg/dL (miligramas por decilitro; valores de referência: 8,6 - 10,3 mg/dL), paratormônio (PTH)= 250 pg/mL (picogramas por mililitro; valores de referência: 10 - 65 pg/mL). Assinale a alternativa que contenha o diagnóstico mais provável para a paciente em questão.

Paciente feminina, 48 anos, comparece à unidade básica de saúde para acompanhamento de hipertensão arterial. Ao exame físico, foram constatados fácies grosseira, macroglossia e hiperhidrose palmoplantar. Quando perguntada, referiu que, durante sua vida adulta, já teve que aumentar por quatro vezes o número dos calçados. Solicitada dosagem sérica de IGF-1 (Insulin-like growth factor 1), a qual mostrou concentrações elevadas para a faixa etária. O quadro clínico-laboratorial descrito é mais característico de:

Paciente feminina, 28 anos, queixa-se de dificuldade para engravidar e amenorreia há cerca de um ano e meio. Nega demais queixas. Ao exame físico, foi constatada saída de secreção láctea à expressão mamária, sem outros achados. Solicitada dosagem sérica de prolactina cujo resultado foi de 120,0 ng/mL (nanogramas por mililitro; valor de referência< 30,0 ng/mL). O quadro clínico-laboratorial descrito é mais característico de: 

Paciente feminina, 32 anos de idade, compareceu ao pronto atendimento queixando-se de batedeira, falta de ar, intolerância ao calor, tremores, insônia, ardência ocular e perda de peso. Referiu que o quadro se iniciou há cerca de um ano, mas se intensificou no último mês. Ao exame físico, apresentava frequência cardíaca de 112 batimentos por minuto, pressão arterial de 160 por 80 mmHg (milímetros de mercúrio), discreta proptose ocular bilateral, mãos quentes, úmidas e trêmulas, além de bócio aparentemente difuso. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L)= 4,8 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 0,001 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo contra o receptor de TSH (TRAb)= 3,6 UI/L (unidades por litro; valor de referência: < 1,8 UI/L). Assinale a alternativa que contenha os diagnósticos tireoidianos, funcional e etiológico, mais prováveis para a paciente em questão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis