Questões sobre Endocrinologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endocrinologia

Paciente feminina, 75 anos de idade, nascida em uma cidade do interior do estado de São Paulo, compareceu à unidade básica de saúde da mesma cidade, queixando-se de astenia, sonolência, intolerância ao frio, diminuição da memória e pele seca. Ao exame físico, apresenta frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto, além de edema palpebral bilateral e mucosas descoradas. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L) = 0,4 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 65,0 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo antitireoperoxidase (TPOAb)= 930,0 UI/mL (unidades por mililitro; valor de referência: < 35,0 UI/mL). Assinale a alternativa que contenha os diagnósticos tireoidianos, funcional e etiológico, mais prováveis para a paciente em questão.

Paciente feminina, 78 anos de idade, compareceu ao pronto atendimento queixandose de batedeira intensa há cerca de oito horas, sem outras queixas. Ao exame físico, apresentava frequência cardíaca de 170 batimentos por minuto, além de bócio volumoso, com superfície multinodular. Ao eletrocardiograma, apresentava fibrilação atrial. Solicitados exames laboratoriais que mostraram os seguintes resultados: tiroxina livre (T4L)= 2,8 ng/dL (nanogramas por decilitro; valor de referência= 0,7 - 1,8 ng/dL), hormônio estimulador da tireoide (TSH)= 0,004 mUI/L (miliunidades por litro; valor de referência= 0,4 - 4,5 mUI/L) e anticorpo contra o receptor de TSH (TRAb)= 0,6 UI/L (unidades por litro; valor de referência: < 1,8 UI/L). Assinale a alternativa que contenha o diagnóstico etiológico mais provável para a tireotoxicose apresentada pela paciente em questão.

Recomenda-se tratar pacientes com diabetes tipo 2, doença renal crônica com filtração glomerular não menor que ______ ml/ min por 1,73 m2 com um inibidor-2 do transportador sódio-glicose (SGLT2i).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 

São critérios para diagnóstico de cetoacidose diabética grave:
  I. pH arterial < 7.  II. Bicarbonato sérico 13 mEq/L. III. Glicemia superior a 220 mg/dL. IV. Ânion gap 8 mEq/L.
Quais estão corretos? 

A incidência de diabetes mellitus (DM) na atualidade atinge proporções epidêmicas, o que acarreta um alto custo, tanto econômico quanto social, e complicações. A Atenção Primária à Saúde (APS) direciona- -se aos diferentes níveis preventivos da doença.
Assinale a alternativa que se refere corretamente ao nível de atenção e à sua respectiva ação. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis