Questões sobre Dermatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dermatologia

Uma criança com 2 anos de idade foi levada ao consultório de dermatologia pela mãe, que informou que há 1 mês haviam surgido lesões que coçavam intensamente, localizadas na face e nas dobras dos cotovelos do seu filho. Ao exame dermatológico, havia lesões micro vesicopapulosas com algumas crostículas e escoriações nas regiões genianas e nas dobras dos cotovelos e joelhos.

Julgue os itens a seguir com relação à historia e ao exame dermatológico acima expostos, bem como a conhecimentos a eles relacionados.

Estudos retrospectivos verificaram que, quando ambos os pais são atópicos, 79% das crianças desenvolvem manifestações atópicas, enquanto, quando apenas um dos pais é atópico, essa incidência cai para 58%.

Em relação à anatomia, fisiologia, imunopatologia e histologia da pele, julgue os seguintes itens.

Há vários tipos de antígenos: completos, incompletos ou haptenos, exógenos, endógenos (autólogos e homólogos). Os antígenos endógenos homólogos são antígenos controlados geneticamente e que distinguem indivíduos de uma mesma espécie. São exemplos: os determinantes antigênicos dos grupos sanguíneos e os antígenos de histocompatibilidade, HLA.

Em relação à anatomia, fisiologia, imunopatologia e histologia da pele, julgue os seguintes itens.

A pele representa mais de 40% do peso corpóreo e apresenta grandes variações ao longo de sua extensão. É um órgão capacitado para execução de funções de barreira de proteção, atividade imunológica, termorregulação, percepção (calor, frio, dor, tato) e secreção.

Uma paciente com 51 anos de idade, de cor branca, procurou o ambulatório de dermatologia, queixando-se do aparecimento de pequena pápula endurecida que evoluiu para ulceração localizada na semimucosa do lábio esquerdo, que foi notada há alguns meses, incomodando-a progressivamente, com sangramentos eventuais. Ao exame físico, observou-se lesão ulcerada, com ligeira infiltração na borda, de forma ovalada, medindo em torno de 0,5 cm, localizada na junção da pele com a semimucosa lateral esquerda do lábio inferior.

Acerca desse caso clínico, considerando as hipóteses diagnósticas, as condutas relativas ao caso e outras dermatoses relacionadas, julgue os itens subseqüentes.

A doença de Paget extramamária constitui um diagnóstico diferencial desse caso, entretanto, pela biópsia e pelo exame histopatológico, na doença de Paget espera-se evidenciar padrão histopatológico característico, com a presença de massas celulares basalióides que se dispõem perifericamente, em paliçada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis