Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 831679 - Medicina, Endoscopia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Uma paciente de 22 anos de idade, com história prévia de fibrose cística, em uma semana de pós-operatório de transplante pulmonar bilateral, já em uso de imunosupressores, é admitida na CTI em razão de quadro de sepse pulmonar. Está em uso de varfarina há quatro dias em razão de um quadro de trombose venosa profunda no membro inferior esquerdo. No momento, a paciente está em uso de máscara de Hudson a 15 L/min, FR de 25 mrpm com tiragem intercostal, saturação de O2 de 85%, extremidades cianóticas e TA de 70 mmHg x 30 mmHg, além de estar levemente mal perfundido, sem uso de droga vasoativa, por enquanto. O INR é de 3,5.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O reflexo de tosse é prejudicado no pós-operatório, em razão da denervação que ocorre durante o procedimento cirúrgico.

#Questão 831680 - Medicina, Endoscopia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Um paciente de 24 anos de idade, jogador de vôlei, comparece à emergência com queixa de dor torácica anterior, ventilatório-dependente e leve dispneia. Nos raios X de tórax, é identificado pneumotórax moderado à direita.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de um quadro de pneumotórax espontâneo secundário.

#Questão 831681 - Medicina, Endoscopia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Um paciente de 24 anos de idade, jogador de vôlei, comparece à emergência com queixa de dor torácica anterior, ventilatório-dependente e leve dispneia. Nos raios X de tórax, é identificado pneumotórax moderado à direita.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O risco de recorrência é de 80% após um primeiro episódio de pneumotórax espontâneo.

#Questão 831682 - Medicina, Endoscopia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endoscopia Respiratória II (Residência em Cirurgia Torácica)

Um paciente de 67 anos de idade apresenta antecedente de neoplasia de cólon direito, ressecado há três anos, com estadiamento patológico T2N0M0. No seguimento oncológico, foi realizada TC de tórax com surgimento de duas lesões pulmonares no lobo inferior direito, na região cortical do parênquima pulmonar, ambas medindo 1,1 cm. Foi solicitada a avaliação do cirurgião torácico quanto à possibilidade de ressecção da lesão. Paciente em ótimas condições clínicas, não tabagista.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A neoplasia primária deve, obrigatoriamente, ser avaliada antes de indicar-se ressecção pulmonar.

#Questão 831693 - Medicina, Genética, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Programa de Residência Médica em Reprodução Assistida (Residência em Ginecologia)

Uma paciente de 40 anos de idade, G2P2, levou à consulta o resultado de citopatológico de colo uterino, que evidenciou lesão intraepitelial escamosa de alto grau. Foram realizadas colposcopia e biópsia do colo uterino, cujo resultado foi NIC III. A paciente solicitou que o médico retire o útero, já que tem prole constituída e deseja evitar problemas futuros. Foi então realizada histerectomia abdominal total com preservação dos ovários, conforme desejo da paciente.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A conduta foi adequada por se tratar de neoplasia in situ.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis