Questões de Medicina do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2018

#Questão 834533 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Pediátrica (Residência em Cirurgia Geral)

Paciente de 40 anos de idade, de raça negra, foi submetida a abdominoplastia há três meses e queixa-se do resultado estético da cicatriz abdominal, além de relatar dor e prurido local. Ao exame físico, encontra-se em processo de cicatrização, com coloração arroxeada, de consistência endurecida, elevada e alargada, ultrapassando os limites da própria cicatriz cirúrgica. Os sinais vitais dessa paciente são pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, frequência cardíaca de 72 bpm, frequência respiratória de 16 irpm e saturação de O2 de 100% em ar ambiente.

A respeito desse caso clínico e considerando-se os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Lesão de alto risco para tumor desmoide revela-se na mencionada paciente.

#Questão 834534 - Medicina, Oncologia (Cancerologia Clínica), IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Um paciente de 8 meses de vida comparece a consulta em razão de apresentar coriza hialina há três dias, associada a tosse produtiva. Na ausculta pulmonar, evidenciam-se murmúrios vesiculares presentes, simétricos bilateralmente, com sibilos difusos e prolongamento de tempo expiratório. Frequência respiratória = 60 irpm. Saturação de oxigênio = 98% em ar ambiente. Sem alterações em ausculta cardíaca. Frequência cardíaca = 115 bpm. Sem episódio prévio de sibilância. Sem antecedentes patológicos.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Na maioria dos casos, a doença tem um curso benigno e autolimitado, evoluindo sem necessidade de internação hospitalar.

Uma paciente 28 anos de idade, gestante, com idade gestacional de 14 semanas, procura a emergência de obstetrícia com queixa de febre baixa, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e nas articulações, mal-estar geral e dor de cabeça há três dias. Não apresenta doenças conhecidas anteriormente e relata ter estado em Recife recentemente.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Como no quadro clínico exposto, a maior parte das pacientes infectadas pelo zika vírus desenvolve quadro sintomático grave, com necessidade de hospitalização.

Uma gestante 23 anos de idade, moradora do Itapoã, Distrito Federal, com idade gestacional de 12 semanas, procura atendimento em centro de saúde com queixa de febre há dois dias, associada a cefaleia, dor no corpo e presença de gânglios cervicais aumentados. Apresenta sorologia para toxoplasmose realizada há uma semana com resultado: IgG positivo e IgM positivo.

Com relação ao caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Qualquer situação de imunocomprometimento (imunossupressão ou imunodepressão, como HIV e doença de Hodgkin) pode ser seguida pelo recrudescimento ou pela reativação da toxoplasmose na gestação e levar à infecção congênita.

Para consulta de rotina, uma mãe levou ao pediatra seus filhos: Mariana, de 7 anos de idade, e João, de 11 anos de idade. No exame físico, de acordo com os critérios de Tanner: Mariana S M2P2; e João S G1P1.

Considerando essas informações e os vários aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.

É esperado que a menarca da Mariana ocorra entre dois e dois anos e meio a partir da telarca.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis