Questões de Medicina do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2009

Um recém-nascido com idade gestacional de 37 semanas, que nasceu de parto cesariano eletivo, por indicação materna, estava vigoroso e pesou 2.450 g. Com 1 hora de vida, o neonato passou a apresentar desconforto respiratório, necessitando de oxigenioterapia sob CPAP nasal. Uma radiografia do seu tórax mostrou hiperinsuflação, derrame intercisural à direita, aumento da trama broncovascular e discreta cardiomegalia. Com 24 horas de vida, o bebê encontrava-e sob oxigenioterapia no capacete com FiO2 de 0,3 e uma gasometria arterial mostrou pH 7,4, PO2 80 mm Hg, pCO2 45 mm Hg, HCO3 20 mEq/L BE -2.

Julgue os itens seguintes acerca desse caso clínico.

Não há indicação do uso de antibióticos como terapêutica complementar.

Em uma sala de parto, ao atender a um neonato envolto em mecônio espesso, que não respirou ao nascer e estava hipotônico, o médico promoveu, rapidamente e em ordem sequencial, as seguintes ações: proveu calor e posicionou a cabeça; secou vigorosamente e aplicou repetidamente piparotes nos pés; aspirou a orofaringe com uma sonda traqueal de grosso calibre; ventilou com pressão positiva por meio de balão e máscara por 30 segundos. Ao final dos 30 segundos de ventilação, reavaliou apenas se a criança estava respirando, o que não ocorria espontaneamente.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes, com relação à ordem e à correta aplicação das medidas, baseadas nas normas de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Está correta a indicação de ventilação com pressão positiva por meio de balão de ressuscitação e máscara.

Com relação à avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens seguintes. O valor limite do VEF1 preditivo pós-operatório é de 800 mL.

Um paciente com 60 anos de idade, grande fumante (40 maços por ano), etilista (meia garrafa de destilado por dia), apresenta história de disfagia há cerca de 6 meses, com piora progressiva. Endoscopia respiratória mostrou lesão vegetante de cerca de 4 cm, sem obstrução total da luz, a cerca de 25 cm da ADS. Uma biópsia foi realizada, confirmando neoplasia maligna.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

No quadro descrito, trata-se de um T2 N1.

Considerando que um paciente com 38 anos de idade, com sintomas de infecção de vias aéreas superiores, apresente em radiografia de tórax, um nódulo em topografia de lobo médio, medindo 1,5 cm de diâmetro, não calcificado, julgue os itens seguintes. É importante saber se o paciente tem histórico de tabagismo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis