Questões de Medicina do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2009

Considere que um paciente de 80 anos de idade, hipertenso, diabético e portador de tumor de cólon esquerdo seja submetido a colectomia esquerda aberta. Acerca dessa situação hipotética e suas implicações julgue os itens a seguir. Com o aumento da idade do paciente, ocorre redução progressiva da necessidade de drogas anestésicas, como os agentes inalatórios, na ordem de até 30%.

Considere que um paciente de 80 anos de idade, hipertenso, diabético e portador de tumor de cólon esquerdo seja submetido a colectomia esquerda aberta. Acerca dessa situação hipotética e suas implicações julgue os itens a seguir. Alterações cognitivas em idosos são mais frequentes no pósoperatório quando da ocorrência de fatores como hipertensão arterial e hipercapnia.

Um homem de 48 anos de idade procurou o serviço de pronto-socorro e relatou que apresentou, de forma súbita, enquanto assistia a uma partida final de campeonato de futebol, forte dor retroesternal em aperto, com irradiação para o ombro e o membro superior esquerdos, associada a náuseas e sudorese fria profusa há 2 horas, sem fatores de alívio. O paciente informa ser previamente assintomático, sedentário, tabagista, com colesterol alto; além disso, seu genitor faleceu de ataque cardíaco aos 45 anos de idade. O exame clínico, na sala de emergência, evidenciou: paciente ansioso, agitado, sudorético, com pressão arterial = 140 mmHg × 90 mmHg, frequência cardíaca de 115 bpm, ritmo cardíaco regular e taquicárdico em 3 tempo à custa de quarta bulha, sem sopros, pulsos periféricos palpáveis e simétricos. Os pulmões estavam limpos, sem ruídos adventícios; o abdome, livre, com ruídos hidroaéreos presentes. Foi realizado eletrocardiograma que mostrou: taquicardia sinusal, presença de onda Q profunda e alargada, supradesnivelamento do segmento ST com concavidade para baixo (de 4 mm) e ondas T opostas à maior deflexão do QRS nas derivações de D1 aVL e de V1 a V6. Colheu-se material para exames laboratoriais destinados à avaliação do quadro.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens de 81 a 88.

O paciente em tela apresenta alguns fatores de risco coronariano.

Um paciente de 48 anos de idade com fortes e intensas dores no quadril, por artrose, passou a apresentar dor epigástrica, recebendo o diagnóstico de úlcera péptica por uso de ácido acetilsalicílico. Como, por meio de endoscopia digestiva alta, não se constatou a presença de H. pilori, o médico assistente prescreveu-lhe pantoprazol 40 mg/dia e celecoxib 100 mg/dia.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O pantoprazol é um medicamento da classe dos antagonistas dos receptores H2.

Um paciente de 40 anos de idade foi à unidade de pronto atendimento, onde relatou que há 6 horas passou a apresentar dor na região periumbilical que depois se irradiou para a fossa ilíaca direita, onde passou a se localizar, tendo tornado-se mais intensa. Informou anorexia e ausência de alterações no hábito intestinal. O exame clínico mostrou: temperatura axilar de 37,9ºC, pressão arterial normal, frequência cardíaca de 102 bpm. Exame do abdome: dor à palpação da fossa ilíaca direita, no ponto de McBurney, presença de dor à pesquisa do sinal de Rovsing, sinais do psoas direito e do obturador presentes, dor à descompressão brusca do abdome e ruídos hidroaéreos presentes e normais.

Considerado os dados clínicos apresentados, julgue os itens subsequentes.

A principal hipótese diagnóstica é apendicite aguda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis